Análise e Discussão Blogueiro Convidado

4 tendências que estão transformando o setor financeiro

0

O surgimento de startups e novas tecnologias voltadas ao setor financeiro tem revelado a necessidade de inovações no setor, que esteve estagnado por um longo período.

Hoje, os bancos têm o desafio de se reinventar, melhorar os seus processos internos e desenvolver novas plataformas que atendam a um público cada dia mais conectado.

Por sua vez, novas empresas vêm desenvolvendo soluções personalizadas e práticas, aumentando sua cartela de clientes e buscando se regulamentar e penetrar em novos países.

As instituições financeiras, então, procuram apostar em tecnologias inovadoras para atrair o consumidor. Conheça agora algumas delas:

Fintechs

Fintech é o nome dado a negócios inovadores que trabalham com tecnologias financeiras e entregam uma solução (serviço ou produto) diferenciada ao cliente (B2B ou B2C). Eles podem oferecer os mesmos serviços que um banco (como liberação de empréstimos, emissão de cartões, contratação de seguros) ou serviços que complementam aqueles oferecidos pelas instituições financeiras. Possuem estrutura mais enxuta, o que gera serviços mais eficientes e baratos.

Transformando o setor, as Fintechs obrigam grandes corporações a se adaptarem para oferecer serviços mais práticos e tecnológicos, visando um público que começa a focar mais em mobilidade, praticidade e personalização.

Se interessou por este assunto? Veja tudo o que você precisa saber sobre as fintechs!

Customer Experience

Esse conceito é uma das 8 tendências que definem o banco do futuro e consiste em garantir que cada interação que o cliente tenha com o banco seja relevante e proveitosa, visando sempre impactá-lo com ofertas e serviços que sejam adequados a seu perfil e aos seus desejos.

Coletando e armazenando dados sobre os hábitos de investimentos e gastos dos clientes por meio de ferramentas de Big Data Analytics, é possível ter em mãos informações que permitem criar experiências personalizadas que atendam melhor cada perfil específico.

Customer Experience abrange tanto o âmbito tecnológico — oferecendo canais mais aderentes à rotina e necessidades do cliente — como também o atendimento pessoal, com tratamento humanizado, seguro e confiável.

Rede neural

rede neural é uma tecnologia que cria uma inteligência artificial com o objetivo de avaliar dados de maneira mais rápida e precisa. Baseada no sistema nervoso humano, ela possui unidades capazes de processar dados individualmente ou de maneira interligada, maximizando sua eficiência em gerenciar grandes volumes de dados.

A rede neural aplicada ao setor financeiro passa a ter uma gestão de dados mais eficiente, reduzindo custos e economizando tempo. Suas aplicações são vastas, indo desde a execução de análises de crédito até a análise mais eficiente do risco operacional do banco.

Blockchain

O Blockchain é uma tecnologia que permite o envio de moedas virtuais, como o Bitcoin, e cria um registro com essas transações. Como resultado, essa tecnologia é capaz de realizar envio de moedas virtuais de forma mais rápida, barata e transparente do que os meios de envio tradicionais.

Devido ao seu potencial para redução de custos e aplicabilidade em outras áreas do setor financeiro, muitos bancos e startups começam a explorar essa nova possibilidade. O Santander, décimo maior banco do mundo, já estuda cerca de 25 possíveis usos para o Blockchain e, segundo relatório de sua co-autoria, acredita que essa tecnologia pode reduzir os custos de infraestrutura dos bancos em até US$20 bilhões ao ano!

Entre suas variadas aplicações, por enquanto os pagamentos internacionais são os mais visados, pois permitirão a transferência de valores de maneira instantânea e sem intermediadores, para qualquer região do globo. Mas novas ideias estão sendo estudadas e começarão a ser implementadas em um futuro próximo.

Se você se interessa pelo tema, leia também esse post com 6 motivos para sua empresa pensar em blockchain e Bitcoin.

O que você achou dessas inovações no setor financeiro? Assine nossa newsletter para receber ainda mais conteúdo!

Baixe_aqui_seu_Ebook (5)

Este é um guest post da Simply, empresa especialista no assunto.  

A Simply desenvolve produtos e serviços direcionados ao mercado financeiro, que buscam traduzir problemas complexos em soluções simples.