Big Data Dicas

6 tipos de conteúdos sobre Big Data

Conteúdos sobre Big Data
0

Melhorar o atendimento ao cliente, identificar tendências de mercado, aumentar as vendas, oferecer mais satisfação, prever problemas, mensurar riscos, reduzir gastos. Inúmeras são as soluções que a mineração de dados pode oferecer para todos os tipos de empreendimento.

No entanto, para encontrar e aplicar a melhor solução na estratégia da sua empresa, é preciso conhecer em detalhes o que é e para o que serve Big Data. Precisa de ajuda nessa tarefa?

Confira 6 tipos de conteúdos sobre Big Data que apresentam conceitos básicos do uso da tecnologia à análise de dados em si, e que contextualizam as principais informações sobre o tema!

1. Blogs

Forrester Big Data Blog

Canal da empresa de pesquisa e consultoria global que reúne blogs de colaboradores da Forrester e apresenta conteúdo muito variado sobre Big Data. As postagens contam com a visão de profissionais que, além de conhecerem os principais conceitos sobre a análise de dados, aplicam esses estudos na prática e estão por dentro das últimas tendências da área.

Planet Big Data

Um agregador de blogs sobre Big Data, Hadoop e assuntos relacionados a Data Science. O site conta com publicações de blogueiros de todo o mundo e está sempre atualizado!

Forbes

A revista norte-americana de negócios e economia tem um blog com conteúdo produzido pelo escritor especialista em Big Data, Bernard Marr. Vale a pena conferir!

Datafloq

A Datafloq é uma plataforma que tem o objetivo de centralizar informações do mercado de Big Data. Lá os interessados em dados encontrarão um blog com novos artigos em uma frequência praticamente diária.


Leia também: Big Data Analytics: você sabe o que é?


2. Webinars

VentureBat Webinar – “Big data, big money — how four companies are mining data for major innovation”

Produzido pelo VentureBeat, uma das principais fonte de notícias e insights sobre inovação tecnológica, este webinar apresenta quatro cases inspiradores para quem quer entender como grandes empresas já estão transformando dados em dinheiro. Vale a pena conferir!

Webinar Hekima: Vamos falar de Big Data?

Quem quer entender a verstilidade do universo de Big Data Analytics precisa assistir a este webinar produzido pela Hekima! Apresentado por dois dos sócios-fundadores da startup, Rachel Horta e Thiago Cardoso, o bate-papo traz explicações e cases surpreendentes sobre o uso de Big Data nos mais diversos setores. Clique aqui para assistir à gravação no youtube!

Banner Simplicidata

3. Podcasts

Data Stories

Enrico Bertini e Moritz Stefaner, duas referências na indústria de Big Data, são os responsáveis pelo podcast quinzenal Data Stories. A cada novo episódio, a dupla convida um profissional da área para dissecar um ponto interessante a respeito da análise de grandes dados.

A parte mais interessante do podcast é que os autores apresentam o detalhamento do conteúdo de cada postagem e ainda mostram links de recursos relevantes. Bertini é professor-assistente de Informática e Engenharia da Escola Politécnica de Engenharia da NYU e escreve para o site Fell in Love with Data. Já Stefaner é especialista em visualização de dados e autor do site Truth & Beauty.

Big Data Solves Problems

Big Data Solves Problemsfeito por Kevin Boudreau, professor da London Business School, é mais um podcast interessante sobre o tema. A frequência do programa é semanal, e ele conta com a participação dos principais pensadores em gestão e negócios da Harvard Business Review.

4. Livros

A Revolution That Will Transform How We Live, Work and Think

Lançada em 2013, a publicação dos autores Viktor Mayer-Schönberger – professor de Governança e Regulamentação na Universidade de Oxford – e Kenneth Cukier – editor de dados da revista The Economist – explica em detalhes o que é Big Data e ainda demonstra, com uma visão sólida, os avanços, as promessas, os problemas e as implicações dessa revolução em relação à análise de dados.

Mayer-Schönberger e Cukier se preocuparam em detalhar o papel das tecnologias e dos analistas de dados para o sucesso das análises, a importância da correlação de dados e como isso pode impactar nos negócios.

Developing a Successful Big Data Strategy for Your Business

Indicado para quem chegou agora no mundo de Big Data, o livro do autor Mark Van Rijmenam oferece um roteiro para empresas que buscam desenvolver uma estratégia de coleta e análise de dados e explica porque ele deve fazer parte da cultura de uma organização. A publicação também mostra as principais tecnologias e diretrizes para garantir a segurança e a privacidade do consumidor.


Leia também: Como Big Data e Literatura se complementam


Dataclysm

Christian Rudder, um dos fundadores do site de namoro OKCupid, gastou muito tempo vasculhando a imensa quantidade de dados coletados por interações do usuário com o seu site e com outros users. No livro, Rudder usa essa riqueza de informações pessoais e privadas para explorar o que pode ser dito sobre o comportamento social humano.

Big Data: como extrair volume, variedade, velocidade e valor da avalanche de informação cotidiana

Outra publicação escrita por Viktor Mayer-Schonberger, esse livro apresenta uma análise reveladora do que o autor acredita ser a maior tendência na tecnologia: Big Data! No livro, Viktor discute os possíveis impactos dos novos paradigmas da data science na economia, ciência e a sociedade como um todo, sempre com uma linguagem simples e compreensível até mesmo para leigos no assunto.

Data Smart: Using Data Science to Transform Information into Insight

Data Science já é usada por grandes varejistas que estão prevendo tudo, desde quando suas clientes estão grávidas até quando querem um novo par de tênis. É um mundo novo, no qual dados aparentemente sem sentido podem ser transformados em informações valiosas para momentos de tomada de decisão.

Mas, como exatamente fazer isso? Nesse livro, o autor e cientista de dados, John Foreman, mostra como uma análise inteligente de dados pode ser feita até mesmo no ambiente familiar de uma planilha.

Baixe_aqui_seu_Ebook (3)

5. eBooks

Como Big Data Analytics irá prever e reduzir as saídas de cliente da sua empresa​

EBook produzido pela Hekima com foco na prevenção e redução de saídas de clientes (churn). No material é mostrado, de forma clara e aprofundada, como a chamada análise preventiva fornece aos gestores valiosos indicadores da necessidade de aumentar os esforços na retenção dos clientes em sua carteira. O conteúdo inclui também cases de sucesso de empresas que adotaram Big Data Analytics.

Big Data, Analytics, and the Future of Marketing & Sales

Nesse eBooka consultoria McKinsey mostra como Big Data pode ajudar o marketing e as vendas de qualquer tipo de empresa. O conteúdo explora as oportunidades de negócios, as implicações organizacionais da análise de grandes dados, dá exemplos da aplicação de Big Data e detalha informações por meio de gráficos.

6. Cursos online

Data Science para Desenvolvedores: do Dado à Tomada de Decisão

Dos conteúdos sobre Big Data que indicamos, este é o que nos dá mais orgulho. Em função da crescente demanda por materiais com maior densidade técnica sobre o campo da data science, acabamos de lançar nosso primeiro curso à distância – Data Science para Desenvolvedores: do Dado à Tomada de Decisão!

Se você é um desenvolvedor interessado em dar os primeiros passos para se tornar um cientista de dados, profissão tão valorizada (e rara!) no mercado, esse curso é perfeito para você. Fizemos um detalhado guia sobre os conceitos, processos e ferramentas que um cientista de dados precisa dominar!

Aprenda as Principais Técnicas de Data Science neste Passo a Passo para Iniciantes

  • Entenda qual é o processo de Data Science do início ao fim;
  • Compreenda os diferentes tipos de análise de dados (descritiva, exploratória, preditiva);
  • Aprenda a construir e avaliar modelos preditivos (Aprendizado de Máquina);
  • Descubra como contar histórias a partir de dados e envolver audiências (Storytelling);
  • Identifique oportunidades de carreira em Data Science.

As aulas já estão disponíveis na Udemy – maior plataforma para cursos virtuais, com mais de 11 milhões de alunos ao redor do mundo.

Inscreva-se clicando aqui ou na imagem abaixo.

add-banner (2)

Gostou dos conteúdos sobre Big Data que indicamos? Deixe seu comentário! 

Related Post