Dicas

6 maneiras de melhorar a sua campanha eleitoral nas mídias sociais

BLOG - 6-maneiras-de-melhorar-sua-campanha
0

Nos últimos anos, as mídias sociais vêm se tornando um dos espaços preferenciais para as discussões políticas entre candidatos e eleitores na web. Motivados pelo potencial de alcance, engajamento e viralização de suas publicações, os candidatos abraçam estratégias mais eficazes para se posicionarem nesse ambiente.

No entanto, para conseguir obter resultados realmente relevantes para a campanha, os políticos precisam conhecer as melhores formas de atuar nesse canal. Além de um bom discurso, existem recursos online eficazes para garantir que o conteúdo ideal chegue a muitas pessoas.

Conheça seis formas de melhorar sua campanha eleitoral nas mídias sociais:

 

1---capriche-no-website

Um importante passo para melhorar a campanha eleitoral nas mídias sociais é investir em um bom website. Por mais que os perfis de um candidato em redes como Facebook, Twitter e Instagram sejam bem construídos e atualizados, um site profissional, completo e de fácil navegação também é indispensável para conferir credibilidade à campanha.

Além disso, os usuários que navegarem pelo site também podem compartilhar o conteúdo em seus próprios perfis nas redes sociais, aumentando o alcance das ações. Mas isso só ocorrerá caso o website tenha botões de compartilhamento para as redes sociais mais usadas. Por isso, garanta uma página com um design claro, informações fáceis de serem encontradas e compartilhadas e conteúdos interessantes em formatos diversos como textos e vídeos.

 

2---invista-em-imagens

Quem navega na internet é ávido por novidades e, nesse cenário, as imagens são grandes aliadas dos produtores de conteúdo. Você sabia que posts com fotos alcançam quase 200% a mais de engajamento se comparados a publicações só com texto? Para que a importância das imagens nas redes sociais fique ainda mais clara, basta acessar o perfil de Barack Obama no Facebook e entender como o uso de fotografias bem produzidas pode ajudar no diálogo com os eleitores.

Não deixe de colocar imagens que ilustrem bem cada conteúdo de seu site e posts nas redes sociais, lembrando que estas devem ser de boa qualidade e fácil interpretação.

 

3---utilize-videos

Assim como as imagens estáticas, os vídeos também são uma ferramenta poderosa na hora de atrair os internautas. Além de dispensar os textos longos, que são lidos por poucos eleitores, os vídeos também funcionam bem para mostrar os bastidores da campanha, o que pode contribuir para a construção de uma relação de confiança com o público-alvo.

 

4---analise-dados

Outra forma interessante de otimizar a campanha nas mídias sociais é a utilização de ferramentas de mineração de dados. Ao levantar, armazenar e analisar informações sobre a corrida eleitoral, o sentimento dos eleitores e as iniciativas de seus concorrentes, os candidatos podem desenvolver ações muito mais eficientes e segmentadas para seu público durante a campanha. Por esses motivos, a mineração de dados pode otimizar muito o poder da campanha.

 

5---Nao-se-esqueca-das-pesquisas

Ao abraçar o universo das redes sociais, alguns candidatos podem cair na tentação de só desenvolver ações para esse canal. No entanto, as pesquisas tradicionais não podem ser deixadas de lado: as informações levantadas em estudos de campo junto aos eleitores podem subsidiar a produção de conteúdos mais relevantes para os seguidores do candidato nas redes sociais, criando a oportunidade de debates mais aprofundados sobre os temas prioritários da campanha.

 

6---De-um-voto-de-confianca

O e-mail marketing também é uma ferramenta que pode melhorar e muito a presença de um candidato nas redes sociais. Ao enviar e-mails para sua base de contatos, os políticos podem chamar atenção para conteúdos prioritários compartilhados nas redes sociais, aumentando o alcance e o engajamento das publicações sem ter que depender somente de seus seguidores atuais.

 

Com a tecnologia e boas práticas no meio online é possível melhorar a campanha eleitoral nas mídias sociais. Você já executa algumas das dicas acima? Deixe suas dúvidas e comentários.

Baixe_aqui_seu_Ebook_5