Dicas Monitoramento de Redes Sociais

Análise de dados sociais: como usá-la de forma estratégica em empresas

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A análise de dados sociais pode levar as empresas a oferecerem produtos e serviços melhores, bem como se destacarem no mercado. Hoje em dia, a coleta, a classificação, a segmentação, análise e aplicação das informações do meio online, especialmente aquelas oriundas das mídias sociais, geram um substrato rico para a tomada de decisão por parte de gestores e profissionais de marketing.

Como o conteúdo na internet é gerado livremente, tanto por pessoas como por empresas, temos como resultado um verdadeiro oceano de dados, porém de maneira não-estruturada e descentralizada. Assim, organizações que querem se beneficiar das informações realmente relevantes e entender como estas estão contextualizadas precisam contar com recursos que promovam a mineração dos dados sociais, ou seja, captar e analisar o que é verdadeiramente relevante para o negócio.

Ao extrair valor estratégico de todo esse emaranhado de conteúdo, a análise de dados sociais pode ser usada para vários intuitos. Conheça-os a seguir.

 

Definindo estratégias baseadas em dados sociais

Através da utilização de tecnologias de Data Mining em mídias sociais, as marcas podem alcançar diferenciais competitivos de grande valor para a definição e o ajuste de suas estratégias de negócios. Quer um exemplo prático disso? Com técnicas bastante apuradas, conhecidas como Social Analytics, pode-se descobrir sentimentos e preferências embutidos em cada conteúdo gerado nestes canais, utilizando mensuração, análise e interpretação das interações e associações entre pessoas, empresas, tópicos e ideias online. Dessa forma, um gerente de marketing de uma empresa identifica o que pode ser bom para a marca e que tipo de campanha para gerar awareness, o conhecimento da marca, ele precisa fazer para conquistar e engajar o público.

A análise dos dados sociais, feita de forma automatizada e customizada a partir da educação da ferramenta, é capaz de levantar outras informações além dos interesses do público, proporcionando investimentos em outras ações. Essa análise pode ser usada de forma estratégica, conforme descrito nos itens abaixo:

 

Inovação em vários setores do negócio

Na maioria dos casos, a inovação empresarial trata de criar ou atender necessidades do público e preencher lacunas do mercado. Para essas finalidades, a análise de dados sociais pode fornecer insights de valor inestimável através da triagem dos anseios e as insatisfações do público, do levantamento do que as outras empresas estão fazendo no mesmo segmento, de assuntos relacionados e do cruzamento desses dados.

Com um material rico para apoiar uma decisão, as inovações de uma empresa podem aumentar o valor da marca, otimizar os serviços prestados, oferecer mais conhecimento aos funcionários e até promover uma mudança positiva no foco dos negócios.

 

Criação de produto

A pesquisa de mercado é etapa essencial do processo de criação de produto, especialmente no que tange à pesquisa de público. Além da verificação do sentimento das pessoas em relação a itens similares ao que a empresa quer lançar, por exemplo, é possível entender o que o público precisa, suas expectativas em relação à necessidade, usabilidade e preço de um produto ideal, bem como a identificação do que pode fracassar no mercado.

Além disso, a análise de dados sociais pode complementar a pesquisa de marketing realizada em campo e com testes, poupando um grande trabalho e orientando melhor a abordagem de estudo de dados na esfera offline.

 

Pesquisa de imagem, previsão de crises e tendências

A imagem de uma marca conta muito para que ela conquiste o mercado, o público e os parceiros. Assim, a análise dos dados sociais apontará como as empresas, produtos e conceitos, ou até mesmo pessoas públicas, são percebidas no meio online, de forma bem ampla e com o que são associadas.

Através da pesquisa aprofundada do Big Data Social é possível entender, inclusive, sobre previsão de crises, tendências de mercado, seus serviços e campanhas. O potencial desses itens, vistos em gráficos e relatórios, traz o que é necessário para a otimização do seu negócio.

 

Operacionalizando as ações

As análises citadas acima apenas poderão ser concretizadas se você contar com uma ferramenta completa de mineração de dados. É necessário um sistema que faça uma coleta de grande volume de dados em tempo real, de forma automática, customizada, em qualquer idioma, com métricas, gráficos e relatórios claros e também customizáveis. Cabe ressaltar que é fundamental contar com o cruzamento de dados para entender outros públicos, outras marcas, outras empresas e o que for de interesse.

Nota-se que contar com dados online não garante boas ações em uma empresa. O que é fundamental é conseguir entender todo o universo de dados, minerar o que importa, analisá-los com métricas, dados numéricos, gráficos e relatórios. Dessa forma, a análise de dados servirá como documento precioso para aumentar o valor da empresa e de seus serviços.

 

 

 

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