Cases Eventos Infográficos Monitoramento de Redes Sociais

Antes, durante e depois: a eliminação da seleção brasileira nas redes sociais

Antes, durante e depois: a eliminação da seleção brasileira nas redes sociais
0

A derrota da seleção brasileira por 7×1 na semifinal contra a Alemanha gerou reações nas arquibancadas, nas ruas e nas redes sociais. A goleada entrou para história, não apenas do futebol, como também da Internet. De acordo com dados fornecidos pelo próprio Twitter, a partida bateu o recorde de menções na rede social, sagrando-se a partida responsável por gerar o maior número de tweets em um minuto: 580.166.

O Zahpee Monitor coletou os posts públicos em português no Twitter, Facebook, Google+ e YouTube, a partir de uma hora antes do início da partida, até uma hora depois do apito final. Concentrando 74% das publicações, o Twitter foi a rede social preferida dos usuários para comentar a partida. 25,6% dos posts foram publicados no Facebook, enquanto apenas 0.4% vieram do Google+ e YouTube. As hashtags #bra, #brasil, #brazil e #vaibrasil foram as preferidas para incentivar e para cornetar a seleção.

[Clique na imagem abaixo para ver em alta resolução]

Volume de posts durante a partida Brasil x Alemanha.

Volume de posts durante a partida Brasil x Alemanha.

Por meio do gráfico de evolução de volume de postagens, é possível observar de que forma os usuários reagiram a diferentes momentos da partida. Até o primeiro gol da partida, o volume se manteve estável. O tento marcado por Müller às 17:11, produz a primeira grande variação no volume, superando a marca de 500 postagens por minuto pela primeira vez durante o jogo.

Os quatro gols marcados em um intervalo de 6 minutos, entre 17:23 e 17:29, por Klose, Kroos duas vezes e Khedira, provocaram elevação ainda maior no volume, que ultrapassou a marca de 1500 posts por minuto às 17:26, horário aproximado do quarto gol alemão.

O “apagão” brasileiro parece ter deixado os usuários também sem reação. Depois da sequência de gols, o volume caiu novamente, até o final do primeiro tempo, quando outro pico foi observado. Durante o intervalo, nova queda, até o retorno dos times para o segundo tempo.

O primeiro gol de Schürrle, e sexto gol alemão, parece ter deixado em choque a torcida brasileira: foram alguns minutos entre a bola na rede e o pico de mais de 2500 posts por minuto. O segundo gol do camisa 9 e sétimo da Alemanha também não causou reação imediata. Alguns minutos separaram o chute certeiro de Schürrle e o pico de quase 3000 posts/minuto.

Já o gol de honra brasileiro, marcado por Oscar, não inspirou muitos comentários. O volume manteve-se estabilizado até alguns minutos após o fim da partida. A entrevista emocionada de David Luiz, que levou o nome do jogador aos Trending Topics do Twitter no início da noite, e as piadas envolvendo a goleada voltaram a movimentar as redes sociais, produzindo picos de cerca de 2000 mil posts por minuto, às 19h e entre 19h15 e 19h30.

História feita em campo e nas redes sociais.

Baixe_aqui_seu_Ebook_5