Dicas

Anúncios online que funcionam: veja como o Big Data pode ajudar

82743738
0

Como anda o retorno dos seus anúncios online? Muitas marcas enfrentam o desafio diário de fazer com que suas campanhas, especialmente de links patrocinados, performem melhor e tragam mais resultados. Esse esforço envolve testes com diferentes tipos de anúncios, palavras-chave, lances e a criatividade dos analistas para encontrar nichos mais rentáveis e com menores valores de lance.

Este é um processo em que o Big Data tem grande potencial de aproveitamento, porém poucos até o momento se atentaram a isso. A mineração de dados e seu correto tratamento podem fornecer os insights que faltam para que você possa otimizar cada vez mais suas verbas de mídia online, aumentando seu ROI e consequentemente seus lucros. Quer saber como colocar isso em prática? Vamos lá.

Atribuição de palavras-chave

Palavras-chaves fixas normalmente têm uma performance abaixo do que poderiam realmente obter. Uma das tarefas de um analista de links patrocinados é revisar os termos associados às suas campanhas, mantendo-os sempre atualizados. Para isso, entender o que os clientes estão buscando em sua jornada online pode ajudar a quantificar melhor a eficiência de cada uma das palavras em suas campanhas.

O Big Data não apenas fornece informações sobre sobre as palavras pelas quais você disputa cliques, mas também pode trazer constantemente novas ideias de palavras que não estão sendo trabalhadas. Isso ajuda os anunciantes a controlar melhor os lances para as campanhas existentes e também a identificar oportunidades de novas palavras-chave.

Otimização

O Big Data tem dado aos anunciantes a capacidade de otimizar suas campanhas com grande agilidade e ganhos em produtividade, organizando uma grande quantidade de anúncios de forma a atrair um maior número de cliques. Isso proporciona ganho de tempo, tornando possível um maior volume de testes de combinações de palavras-chave.

A Amazon, por exemplo, utiliza o Big Data para relacionar seu 1,5 bilhão de itens disponíveis com o comportamento dos seus mais de 150 milhões de visitantes, customizando a exibição de ofertas para cada um deles através de informações de click-stream e compras anteriores.

Formas práticas de se utilizar o Big Data para melhorias em campanhas online

Identificar usuários no perfil de compra

Identificar usuários dentro do perfil de compra é um importante recurso para o marketing digital. Registros de navegação são constantemente realizados utilizando cookies, e a partir daí são selecionados perfis que se enquadram no critério desejado para a criação da campanha em questão. Essa segmentação depende de cálculos baseados em padrões de histórico de navegação, criando clusters de clientes e potenciais clientes.

Anúncios com foco mais acertado

Os anunciantes têm a possibilidade de formar uma teia de dados baseada em pistas de clientes que são considerados alvo do produto em questão. Com isso os anúncios do produto ou segmento de produtos específicos são direcionados exclusivamente para os clusters mais adequados como público-alvo.

Integração de algoritmos

Este é o momento de incluir a TI nas suas campanhas de mídia online, integrando algoritmos com as ferramentas de definição de palavras-chave. Uma vez que estes algoritmos são inseridos nos diferentes servidores de anúncios, as campanhas segmentadas passam a ser uma rotina da companhia, focando naturalmente nos usuários com maior potencial de compra por toda a web.

O Big Data, utilizado com inteligência,  permite às organizações fazer excepcionais avanços em suas estratégias de marketing, incluindo suas campanhas de anúncios online. Aqueles que se anteciparem e começarem desde já a se utilizar destes recursos irão adquirir a experiência necessária para deixar a concorrência para trás. Você está entre eles? Deixe um comentário e participe da conversa!

Baixe_aqui_seu_Ebook