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Black Friday 2014 nas redes sociais

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A edição de 2014 da Black Friday, realizada na última sexta-feira, 28/11, rendeu excelentes números em vendas e visitas a e-commerces, indicando recorde em relação aos períodos anteriores.

Nas redes sociais, a repercussão sobre a data ficou evidente. O volume do período ultrapassou as 400 mil menções, mostrando que os brasileiros abraçaram definitivamente o dia, e estavam dispostos a falar (e a comprar) das empresas e produtos que ofereciam as melhores condições.

Na busca pela melhor negociação, as reclamações também bateram recorde no período, apontando que os consumidores estiveram atentos a possíveis fraudes e maquiagens de preços.

E não foram apenas os consumidores que ficaram de olho. Por meio da ferramenta Social Real Time, a Hekima acompanhou toda a movimentação em tempo real, através da variação de sentimento dos consumidores, hashtags compartilhadas, produtos mais comprados, e tudo o que vinha sendo falado nos principais canais.

O resultado é o infográfico abaixo, que reúne alguns dos principais insights sobre a data.

 Black-Friday-com-a-Zahpee

Expectativa x Grande Dia

 Na semana anterior, os usuários já começavam a fazer planos e comentar sobre os produtos que desejavam comprar, o que estavam fazendo para economizar dinheiro, e as lojas que mais acompanhariam. Mas foi no próprio dia 28 que eles realmente se engajaram e o assunto tomou conta das redes sociais, ultrapassando as 400 mil publicações.

Ansiedade nas compras

O pico de menções foi logo no início da sexta, entre 00h e 01h. Sempre atentos, os consumidores só estavam esperando o relógio virar para darem início à incessante busca pelos melhores produtos, comparando entre marcas e preços de períodos anteriores.

Já quem dormiu cedo ou não encontrou o produto desejado logo de início, aproveitou o horário de almoço para encher o carrinho de presentes.

Eu reclamo, tu reclamas, ele reclama

Novamente, o Reclame Aqui foi um grande aliado dos consumidores, que procuraram a rede para expor todas as suas indignações, não apenas em relação ao preço, mas também a erros no site, não recebimento de e-mails, frete alto, entre outros.

Apesar do grande volume, poucos usuários utilizaram a expressão “Black Friday” para fazer suas reclamações, o que demonstra que não foi apenas a data que causou insatisfação.

Com o fim da Black Friday, os consumidores começam a voltar seus olhos para o Natal, procurando as melhores opções de presentes para familiares e amigos, e sempre de olho nas possíveis enganações. Por isso, é importante para o comércio monitorar e ficar atento ao cenário, entendendo as ambições de seu público e obtendo um melhor desempenho durante as boas festas.

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  • http://www.nataliaboaventura.com Natália Boaventura

    Sensacional! Atenção galera do e-commerce, se liga nesse infográfico :)

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  • Ayala Melgaço

    Infográfico super completo e bem organizado. Parabéns à equipe Zahpee!

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