Eventos Infográficos

Brasileirão 2014: A final antecipada entre Cruzeiro x Inter nas redes sociais

Img-destacada-blog
0

Pode até não haver final de campeonato na fórmula de pontos corridos, mas as circunstâncias da competição acabam conferindo a alguns jogos status de verdadeiras decisões. A partida entre Cruzeiro e Internacional, realizada no Mineirão no dia 4 de outubro de 2014, valia os mesmos três pontos das demais, mas ganhou contornos decisivos por se tratar de um confronto direto entre o líder e o vice-líder do Brasileirão.

Considerada por muitos torcedores uma “final antecipada”, o duelo entre mineiros e gaúchos era o popular “jogo de 6 pontos”. Em caso de vitória do Inter, a diferença para o líder cairia para apenas 3 pontos. Já a vitória do Cruzeiro ampliaria a vantagem para 9 pontos.

O resultado final de 2×1 para o time da casa agitou a torcida presente no Mineirão e também a torcida presente nas redes sociais. O que os torcedores de Cruzeiro e Inter falaram sobre o jogo, você confere neste infográfico:

infografico-cruzeiro-inter-redes-sociais

Twitter, a rede preferida dos torcedores de plantão

Do total de 57.494 posts coletados, 50.824 foram publicados no Twitter. As postagens curtas conferem dinamismo à rede, o que parece atrair torcedores que desejam fazer comentários rápidos, além de acompanhar outros comentários e informações sobre o jogo em tempo real.

Jogo em números

A evolução do volume de postagens por minuto ilustra com precisão o comportamento da torcida. O apito do juiz marca o primeiro pico: foram mais de 400 posts por minuto no início da partida. Aos 19 minutos da etapa inicial, o primeiro gol do Cruzeiro e o segundo pico de posts. Marcelo Moreno fez a festa da torcida no estádio e também nas redes: foram mais de 600 posts por minuto após o tento anotado pelo atacante. A explosão veio aos 33 minutos do primeiro tempo, com o segundo gol do Cruzeiro: Marquinhos ampliou a vantagem dos mineiros e gerou um pico de quase 1.200 posts por minuto, o maior observado no período.

No segundo tempo, o pênalti assinalado para o Cruzeiro, provocou reações imediatas: picos de 400 posts por minuto foram registrados no momento da marcação da penalidade e, em seguida, quando o atacante William desperdiçou a cobrança. A chance de ampliar o placar perdida pelo Cruzeiro foi seguida pelo gol do Inter, aos 10 minutos da etapa final. A torcida do Inter celebrou o belo gol de Alex, atingindo um pico de 600 posts por minuto.

O apito final marcou o início da festa da torcida cruzeirense, que usou as redes sociais para comemorar a vitória, superando a marca de 1.000 posts por minuto.

Geolocalização: deu a lógica

O confronto entre mineiros e gaúchos, mobilizou Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Juntos, os estados concentraram 74,6% dos posts sobre Cruzeiro x Internacional.

Torcidômetro: qual torcida levou a melhor nas redes?

O Cruzeiro também foi vitorioso na disputa das torcidas nas redes sociais. As 47.782 referências ao time mineiro superaram as 32.520 ao time colorado. Nas hashtags, a torcida celeste também fez bonito, emplacando 7 entre as 10 principais.

Pitacômetro: quais foram as principais discussões?

Todo torcedor gosta de dar seus pitacos. Torcer, provocar o rival, reclamar da arbitragem, cornetar jogadores e técnicos. No caso de Cruzeiro x Inter, os principais tópicos abordados pelos usuários foram comentários sobre o jogo em si, incentivos aos times e comentários sobre o campeonato, a classificação e projeções de título.

Troféu Burro

Esse é um troféu que técnico nenhum quer levar. Dessa vez, sobrou para Abel Braga, técnico do Internacional. A torcida colorada não gostou da escalação do treinador, que optou pela entrada de Willians no time, enquanto o meia Alex ficou no banco durante todo o primeiro tempo. Abel foi chamado de “burro” por 38 colorados enfurecidos.

Joga muito

Alex do Inter, Manoel e Egídio do Cruzeiro jogam muito! Essa é a opinião dos torcedores, que usaram termos como “joga muito” e “joga demais” para encher a bola dos jogadores que foram bem no jogo.

Joga nada

Valdívia, Rafael Moura e Aránguiz não jogam nada. Foi o que disseram os torcedores do Inter, insatisfeitos com o desempenho dos jogadores na partida. “Joga nada” e “joga mal” foram alguns dos termos usados para cornetar os colorados.

Baixe_aqui_seu_Ebook_5