Dicas Monitoramento de Redes Sociais

Caminho do sucesso: dicas para ter audiência nas redes sociais

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Criar uma audiência fiel nas redes sociais é como manter um relacionamento amoroso: você tem que estar presente sempre, mas sem ser chato; precisa cuidar, mas sem ser pegajoso; precisa dar presentes, mas sem adular demais. Fácil, não é? Se fosse tão fácil assim não teríamos centenas de relacionamentos sendo desfeitos a todo momento.
A analogia serve para demonstrar que é preciso ter bom senso e construir uma audiência de qualidade, com um relacionamento agradável e de valor. E para isso você deve tomar as decisões certas, na hora adequada, agindo da maneira correta, até que alcance o sucesso, ou seja, o engajamento com o público.
É para isso que estamos aqui hoje: mostrar o caminho do sucesso na aquisição de uma audiência realmente fiel e dedicada à sua marca. Assim como nos relacionamentos, é preciso cortejar, namorar, noivar e só então casar. Fique atento!

Identifique-se com o público
Você namoraria alguém completamente diferente de você? Provavelmente não. Nas redes sociais a premissa é a mesma. Você tem que se identificar com o público, e ele também precisa se identificar com você. Como? Compartilhando os mesmos gostos, pensamentos, hábitos.

Destine um orçamento para a sua estratégia
Por mais que existam possibilidades gratuitas de visibilidade nas redes sociais, o futuro para as empresas nesse meio é pagar para aparecer. Assim como o Facebook ajustou seus algoritmos para mostrar cada vez menos atualizações no feed de notícias das pessoas, as demais redes sociais tendem a ir pelo mesmo caminho, obrigando que os investimentos em publicidade paga sejam cada vez maiores.

Invista na qualidade
Se você ficou assustado com o último item, acalme-se. É claro que o investimento em publicidade pode trazer resultados muito mais rapidamente, mas para quem não tem esse poder aquisitivo, é possível investir em qualidade.
A qualidade do conteúdo que você compartilha na rede é mais relevante que a quantidade ou ainda que os anúncios pagos. Portanto, seja o melhor. Dê valor ao seu público, construindo um relacionamento organicamente qualificado para a sua empresa.

Divulgue seus perfis sociais
Sem divulgação não há ação. Então dissemine os endereços dos seus perfis sociais para clientes, amigos, prospects, leads, e toda a sorte de pessoas que possam vir a ter um relacionamento com a sua empresa. Quanto mais pessoas conhecerem o seu negócio, mais audiência você obterá, podendo trabalhar outras estratégias para o engajamento.

Escolha a plataforma certa
De nada adianta você fazer uma visita a dez redes sociais uma vez por semana. Escolha a rede social na qual sua empresa se encaixa, onde seus clientes e clientes em potencial estão. Esteja lá também. O tempo todo.

Aceite críticas e sugestões
Ter uma audiência engajada não significa que você só terá elogios, afinal, ninguém é perfeito e um relacionamento é construído com feedbacks constantes. Nunca apague um comentário da sua timeline, pelo contrário, interaja e solucione o problema. Agradeça quando receber um comentário positivo e responda a todas as pessoas.

Não se auto promova demasiadamente
As redes sociais não foram desenvolvidas para que marcas e empresas se vangloriem de seus feitos. Elas foram criadas para aproximar pessoas e estabelecer conexões, portanto, deixe a publicidade para outro momento.

Ofereça incentivos
Ah, os famosos presentes. No começo do namoro são muito frequentes, mas na medida que o tempo passa, costumam deixar de ser prioridade. Nas redes sociais não. Se você pretende criar e manter uma audiência qualificada e engajada, precisa estar constantemente motivando as pessoas a estarem a seu lado, e nada melhor do que sorteios, brindes e promoções para fazer isso acontecer.

Otimize sua página
Para obter maior sucesso na sua estratégia de aumento da audiência nas redes sociais, é preciso otimizar sua página para ser mais simpática, tanto para os mecanismos de busca, quanto para a própria rede social, como também para o seu público. Uma boa maneira de fazer isso é contando com uma ferramenta de mineração de dados especializada em redes sociais, que oferece informações estratégicas sobre o seu público e sua concorrência através de gráficos, métricas e relatórios de fácil compreensão.

Dicas anotadas? Tem outra sugestão ou quem sabe ainda alguma dúvida? Deixe um comentário!