Como a segmentação de clientes beneficia o setor de bens de consumo

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A segmentação de clientes é fundamental para os gestores compreenderem o tamanho do mercado, possíveis rentabilidades e seu potencial de crescimento.

Também é um meio eficiente de alinhar os objetivos da empresa, marca, produtos e serviços com a satisfação dos clientes e criar uma vantagem competitiva.

No entanto, a segmentação precisou evoluir para acompanhar as rápidas mudanças no perfil dos consumidores, cada vez mais exigentes e conhecedores de seus problemas e soluções existentes.

Nesse contexto de alta dinamicidade, as tecnologias de Big Data Analytics ganharam força como recursos para análises mais precisas, capazes de dizer, em curtos espaços de tempo, quais são os comportamentos habituais de um consumidor e como eles estão relacionados à sua região, por exemplo.

A inserção desse tipo de processo está mudando a forma como as empresas se conectam com o mercado, e o compartilhamento de novas experiências com os clientes tem enriquecido a construção de relacionamentos de consumo mais duradouros.

Uma grande quantidade de dados é criada todos os dias, mas circulam pela internet sem qualquer controle. Big Data Analytics ajuda a reter esses dados e transformá-los em informações valiosas para o negócio. Empresas como a Amazon.com, GE e a Netflix já utilizam essas tecnologias para oferecer produtos e serviços mais personalizados, com indicações do que é melhor para cada cliente, melhorando as experiências de compra.

Os dados podem ser capturados a partir das redes sociais, sites, ligações telefônicas, interações em blogs corporativos e muitos outros canais de comunicação, mas sem uma solução específica para a coleta e processamento adequados, a análise e o gerenciamento das informações, bem como a correta interpretação de dados, podem ficar comprometidos e não surtir o resultado esperado.

Hoje, o foco das empresas do setor de bens de consumo começa a se desviar do atendimento a um grupo enorme de pessoas, em que a satisfação é superficial e a concorrência é massiva. Crescem os adeptos da microssegmentação: prática onde a organização atende a um grupo menor, com necessidades mais específicas, enfrentando menos concorrência e obtendo mais chances de se tornarem líderes do seu nicho de atuação.

Diferente da macrossegmentação, a ​​micro procura identificar características mais pessoais dos clientes, como os seus sentimentos e emoções, para compará-las com uma série de comportamentos imputados a partir da expectativa da marca.

O novo perfil de consumidores

Aliada às tecnologias de aparelhos e serviços móveis, a internet tem contribuído fortemente para a mudança de perfil do consumidor. Já não estamos mais na época onde a única mídia para o contato empresa-consumidor é a TV. Com o acesso democrático a um número gigantesco de informações, obtidas com um clique, a concorrência e o poder de decisão do consumidor aumentaram. 

Para acompanhar essa mudança de escopo, as empresas precisam de soluções rápidas, precisas e extremamente eficientes para sobreviverem.

Nessa hora, Big Data Analytics surge como a principal saída, transformando drasticamente a atuação dos departamentos de marketing. Eles não estão mais olhando para o consumidor de forma superficial e incompleta, mas sim entendendo suas necessidades e desejos a partir do conteúdo que eles mesmos fornecem para as marcas.

Vantagens da segmentação de clientes para o setor de bens de consumo

Com a ajuda de Big Data Analytics, a tarefa de dividir seus clientes em grupos de características semelhantes pode trazer vantagens ainda maiores para o planejamento estratégico e os resultados financeiros de um negócio.

Conheça abaixo as vantagens mais importantes da segmentação de clientes por meio de Big Data Analytics:

Definição mais precisa do perfil do público-alvo

Aqui, a segmentação de clientes vai além dos meios tradicionais, como a divisão por idade, gênero, localização e outras variáveis ​superficiais. Agora, com Big Data Analytics, as empresas podem diferenciar com maior precisão e riqueza sua base de clientes. Isso permite a criação de campanhas com maior foco e direcionamento para o público certo.

Melhor atendimento às necessidades dos clientes

Com a ajuda de Big Data Analytics, você pode desenvolver o que deixa seus clientes realmente satisfeitos. Em que produtos estão mais interessados? Quais fatores contribuem para eles tomarem a decisão de compra? Quais são as características e funcionalidades mais atraentes para eles? Com essas informações, você pode atender os clientes exatamente da forma como eles precisam e esperam.

Mais sucesso no lançamento de novos produtos e serviços

A análise de dados e a segmentação de clientes também podem desempenhar um papel importante no lançamento de novos produtos e serviços, já que possibilitam a previsão do comportamento de compra dos clientes e a determinação de quais deles são mais propensos a fechar negócio caso um produto ou serviço seja lançado.

Melhores resultados nos programas de fidelidade

A segmentação de clientes com ajuda de Big Data Analytics também entra em jogo quando o assunto é fidelizar clientes. A tecnologia está sendo usada para identificar melhor os clientes que serão mais propensos a participar de um programa, por exemplo, e atribuir melhores experiências de compra para eles.

Como Big Data Analytics pode ser utilizado para a segmentação de clientes?

Ok, agora você já sabe que o segredo para ampliar os resultados do seu time de marketing em menos tempo e com menores custos já tem nome: Big Data Analytics. Muitos gestores, no entanto, ainda sentem dificuldades em visualizar como essa aplicação é efetuada na prática. Pensando nisso, explicamos abaixo onde Big Data é identificável em cada etapa de um processo de microssegmentação:

  • A coleta, o armazenamento e a manipulação dos dados podem ser realizados de forma integrada entre nuvem e Database Centers, permitindo o trabalho com a totalidade do banco de dados de forma bastante eficiente. Isso gera uma segmentação mais eficaz e em tempo real;

  • A empresa pode trabalhar públicos menores e com necessidades mais precisas, enviando mensagens e conteúdos mais relevantes para eles nos canais em que querem recebê-los;

  • Soluções de Big Data Analytics estão oferecendo interfaces cada vez mais limpas e intuitivas com os resultados apresentados de forma mais clara, tornando a compreensão mais acessível a um público menos técnico.

Empresas em todo o mundo estão chegando à conclusão que Big Data Analytics é crucial para a segmentação de clientes e o crescimento sustentável do negócio. Há muitas maneiras dessa tecnologia contribuir para a melhora da produtividade, e novos métodos estão sendo descobertos e testados todos os dias.

E aí, gostou deste artigo? Caso queira implementar uma solução de Big Data Analytics na sua empresa, entre em contato com os especialistas da Hekima!

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