Análise e Discussão Big Data Monitoramento de Redes Sociais

Como aumentar o engajamento do público nas redes sociais com Social Big Data?

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Atualmente, não basta estar presente nas redes sociais e atualizar a página da empresa com algum conteúdo, ainda que relevante. Desenvolver uma estratégia baseada em dados reais e capaz de promover o engajamento com o público se tornou fundamental!

Para que você entenda melhor como o Social Big Data pode ajudá-lo nessa missão, continue lendo este post!

Definição do público com Social Big Data

Social Big Data Analytics significa, de maneira muito simplificada, monitorar, coletar, organizar e analisar a imensa quantidade de dados produzidos nas redes sociais e transformá-los em informações a serem utilizadas principalmente pelo marketing da empresa. Provavelmente você já tem noção do público que deseja atingir, mas quando falamos de Social Big Data elevamos esse conceito a outro patamar.

Além dos dados demográficos — como idade, gênero e localização geográfica —, é possível considerar as interações nas redes sociais de uma pessoa, seu cadastro na empresa (caso haja) e quantas transações comerciais já realizou. Tais informações são fundamentais, por exemplo, para uma campanha de retargeting.

A escolha do melhor conteúdo para suas redes sociais

Essa é uma informação que pode ser obtida com uma análise minuciosa dos dados disponíveis. Informações como os cliques em páginas, compartilhamentos, comentários e curtidas indicam um determinado comportamento do seu público, que deve ser explorado na produção de conteúdo.

Vale lembrar que o conteúdo deve ser verdadeiramente útil para as pessoas, a fim de gerar bons resultados. Deixe para falar da empresa e dos produtos que ela oferece quando os leads já estiverem nutridos, no processo de decisão de compra.

O timing certo

Não é porque uma pessoa interagiu com sua página ou com um determinado anúncio que ela está pronta para comprar. Por meio da análise de Social Big Data, é possível traçar padrões de comportamento que possibilitam identificar o melhor momento para abordá-la.

Por exemplo, essa pessoa clicou em um anúncio para cadeirinhas de bebê. Analisando suas últimas interações nas redes sociais percebemos que ela curtiu três páginas sobre gravidez e bem-estar, começou a participar de um grupo de mães de primeira viagem e compartilhou publicamente a imagem de um ultrassom. Depois dessas informações fica óbvio que o interesse pela cadeirinha de bebê não era mera curiosidade. Ela precisará desse produto, mas não agora. Antes ainda existem muitos itens em sua lista, de roupas de recém nascido à mobília do quarto do bebê.

Além de aumentar as taxas de conversão, esse timing otimiza a utilização do orçamento de marketing, aumentando consideravelmente o retorno do investimento (ROI) da empresa.

Otimização de anúncios

Esse é outro benefício direto da adoção de estratégias analíticas de Social Big Data na sua estratégia. Um bom exemplo é como a Amazon — maior comércio virtual do mundo — utiliza as informações para organizar os anúncios de 1,5 bilhões de itens disponíveis para 150 milhões de pessoas. Nesse artigo é possível entender melhor essa relação.

Os espaços frequentados por seu consumidor

Seu público se conecta mais por tablets, notebooks ou smartphones? Como consomem as informações das redes sociais? Quais são as plataformas mais utilizadas? O uso de Big Data ajuda a responder essas e outras perguntas muito relevantes para a sua estratégia.

Essas informações ajudam a determinar, por exemplo, o tamanho e tipo de imagens utilizadas no Facebook, o orçamento direcionado para cada plataforma e a relevância de estar em redes sociais específicas para smartphones, como o Instagram e o Snapchat.

Dessa forma é possível otimizar a presença online nas redes sociais, investindo mais tempo, energia e dinheiro onde seu público realmente está e considerando a maneira como ele interage com essas plataformas.

Previsão de comportamentos futuros

O uso de Social Big Data torna possível a análise de uma quantidade muito superior de fontes na hora de traçar a previsão de comportamento de um consumidor. Além das redes sociais, mecanismos de busca e sites de compra também são levados em consideração.

Além do benefício direto que isso representa para a conversão, essas informações também permitem que o time de marketing tenha bons e importantes insights.

Você conhece mais algum benefício da análise de Social Big Data? Deixe um comentário!

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