Análise e Discussão Big Data

Como Big Data Analytics irá transformar os negócios? Veja as respostas de especialistas

hekima modern brain insight ideas
0

Se Big Data já vem revolucionando a forma de se fazer e pensar negócios agora, daqui a alguns anos, a transformação será ainda maior.

Conversamos com cinco especialistas da área para entender quais são as vantagens competitivas que empresas inovadoras já vem obtendo com o uso de Big Data e como a análise de dados ainda vai impactar o mercado.

Confira o que eles têm a dizer!

Aposta certeira

“Nesse mercado cada vez mais competitivo, em que os recursos são escassos e há briga por margens muito pequenas, as empresas precisam ser mais rápidas, mais ágeis e, fundamentalmente, mais inteligentes. Os negócios que se apropriarem de Big Data Analytics conseguirão diferenciais para estarem à frente da concorrência, prevendo melhor demanda, aumentado a eficiência operacional, conhecendo melhor seu consumidor etc. Essas são apenas algumas das vantagens. Com a solução desses problemas, outras questões serão impulsionadas, como o desenvolvimento do capital humano, a valorização da inovação e a criação de novos modelos de negócios”.

Luiz Temponi, co-founder da Hekima.

Nortear estratégias

“As soluções de Big Data Analytics permitem às organizações processar o universo dos dados não estruturados e semiestruturados que abrangem, entre outros, documentos trocados por seus colaboradores e informações das redes sociais para, assim, transformar essas informações em inteligência. Fato que irá nortear as estratégias do seu negócio”.

Rommel Carneiro – Consultor em Gestão de Informação e Professor da PUC Minas.

Internet das coisas e análises preditivas

“O trabalho de Big Data Analytics é, definitivamente, algo que irá impactar o nosso futuro. Internet das coisas, análises preditivas e demais desenvolvimentos irão nos ajudar a fazer um uso inteligente daquilo que estamos desperdiçando há muito tempo: dados. Já alcançamos, hoje, uma boa maturidade com relação à estruturação de banco de dados, mas não exploramos todo o potencial disso na hora de tirar inteligência dessas informações. Portanto, posso dizer que os trabalhos relacionados à Big Data irão ditar quais empresas dominarão o mercado nos próximos anos. Quem souber usufruir deste tipo de informação se destacará.”

Clelmo Lucio, Gestor de Tecnologia da Informação, especialista em gestão de projetos, atua no mercado ha mais de 25 anos em consultorias de TI. 

Personalização de produtos e decisões

“Empresas investirão, cada vez mais, em produtos personalizados e decisões baseadas em dados. E, apesar de serem construídos a partir de dados e inteligência artificial, os negócios resultantes serão muito mais humanos e focados no indivíduo”.

Thiago Cardoso, co-founder e CTO da Hekima.

Solução para crises

“A análise de dados é o que irá diferenciar as empresas no mercado nos próximos anos. Isso ocorrerá de uma forma natural, tanto que acredito que após um tempo, esta prática será algo obrigatório como, por exemplo, hoje temos sistemas de CRM ou ERP nas empresas. Em momentos de crise, como este que passamos no Brasil, o uso de Big Data Analytics é ainda mais necessário, pois consegue apontar melhores caminhos ou soluções para grandes problemas. Pensando em uma tendência mundial, temos um cenário onde as empresas têm que economizar recursos, usá-los com racionalidade para, assim, reduzir sua pegada ecológica. Não consigo ver uma técnica mais eficiente para encontrar esses caminhos do que a análise de dados. Isto vai além do uso da tecnologia, pois aqui é necessário também o conhecimento específico da área que a empresa atua, afinal, Big Data deve ser matéria-prima e ferramenta do especialista em seu estudo de melhoria.”

Mário Mol – formado em Ciência da computação, com especialização em Engenharia de Software e Projetos.

Depois de todos esses depoimentos, ainda há dúvidas de que o Big Data irá transformar o futuro dos negócios? Ficou interessado em investir nessa inovação para impulsionar a sua empresa?

Compartilhe suas dúvidas com a gente nos comentários ou em nossa página no facebook.

Baixe_aqui_seu_Ebook (5)