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Como empresas B2B podem se beneficiar das mídias sociais?

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Não é novidade que as mídias sociais são a “galinha dos ovos de ouro” das empresas do segmento B2C (Business to Consumer). O que você talvez ainda não saiba, ou não acredite, é que elas também são terreno fértil para empresas B2B (Business to Business) que desejam se aproximar e relacionar com clientes em potencial, atraindo mais leads para seu canal e ampliando a visibilidade e o alcance de sua marca.

Neste post, vamos mostrar uma série de benefícios possíveis com o marketing nas mídias sociais para o segmento B2B. Confira!

Encontre seus potenciais clientes e saiba o que eles estão buscando

Com uma boa estratégia de marketing para mídias sociais, é possível entrar em contato com clientes em potencial e até mesmo entender quais são suas necessidades, interesses e desafios. O primeiro passo para isso é descobrir em quais redes esses clientes estão.

Obviamente, empresas do segmento B2B não podem ignorar redes corporativas, como o LinkedIn, nem mesmo a principal rede social do mundo, o Facebook. O Twitter é outra rede que se destaca pela presença massiva de diversas corporações. Na primeira, é possível mapear os grupos frequentados pelo seu público-alvo e até mesmo acompanhar suas manifestações, assuntos mais tratados, críticas e sugestões recorrentes. Da mesma forma, no Facebook é possível acessar a fanpage das empresas alvo do seu negócio e analisar seu conteúdo e comportamento como forma de entender quais são seus anseios, desafios, como elas buscam melhorar seu atendimento ao cliente. Diante disso, você poderá entender como seu serviço pode agregar valor a essas empresas e focar suas campanhas de marketing nisso.

E, ainda que as páginas ou perfis empresariais não deem todas as pistas que você deseja, uma coisa é certa: você sempre estará lidando com pessoas! Por trás das empresas alvo do seu negócio existem pessoas de carne e osso! Líderes, gestores e profissionais certamente estão na rede e a veem como um ambiente propício para contatos e buscas por informações profissionais. Acredite, se a sua empresa não estiver nas redes, você jamais será encontrado por essas pessoas.

Comunique-se de forma totalmente segmentada

Como o seu público é extremamente específico (você pode até mesmo fazer uma lista de empresas que pode contatar) é muito mais fácil desenvolver uma estratégia de conteúdo relevante para esses contatos.

Além disso, o acompanhamento da concorrência através das mídias sociais permite que você otimize sua estratégia com base nos passos de sucesso de outras empresas. Da mesma forma, é possível fortalecer o seu diferencial, já que você terá a oportunidade de entender onde as concorrentes investem para se destacar.

Construa sua credibilidade e torne-se referência

Mídias sociais são espaços democráticos por natureza e totalmente favoráveis para o debate e interação. E sua empresa pode se beneficiar largamente disso. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, sai na frente quem consegue construir uma imagem de credibilidade e profissionalismo. E, quando se trata do segmento B2B, isso é fundamental!

Aproveite as mídias sociais para divulgar conteúdos de qualidade voltados ao seu público-alvo e cative-o demonstrando a competência e expertise da sua empresa. Se você souber como impressionar as grandes cabeças das empresas alvo do seu negócio você certamente será lembrado como uma opção quando alguma dessas empresas necessitar dos seus serviços. Bons conteúdos podem, inclusive, gerar a demanda pelos seus serviços.

Melhore seu posicionamento no ambiente online

Limitar sua presença online ao site corporativo é uma verdadeira perda de tempo e dinheiro. Além do alcance direto do seu público-alvo, a presença ativa nas mídias sociais contribui para que sua empresa tenha melhor rankeamento nos mecanismos de busca como o Google, por exemplo.

A quantidade de referências positivas a uma empresa e o buzz gerado pelas postagens nas mídias sociais é vista pelo Google como pontos que somam para a credibilidade de uma marca. Isso contribuirá para que seu site (ou perfil nas redes) tenha boas posições no mecanismo de busca.

Não se esqueça de que de nada adianta ter uma ótima estratégia para as mídias sociais se você não puder acompanhá-la!

Pronto para começar? Se precisar de ajuda, conte conosco! Caso ainda tenha dúvida, deixe um comentário!

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