Como não se perder no oceano de informações geradas pelas redes sociais?

105
3

É fato que a quantidade de informações geradas pelas redes sociais é incrivelmente grande. Sendo assim, qual é a melhor forma para não ficar perdido em meio a tantos comentários e discussões? A solução está em filtrar dados sociais e saber separar o que você precisa do que é inútil para o seu negócio. Confira no texto a seguir como fazer para resolver esse problema!

Faça triagem das redes sociais

Não basta possuir os dados derivados das redes sociais, é necessário saber como transformá-los em valor e conhecimento. Se você possui milhares de dados nas mãos, mas eles não se traduzem em aplicações práticas e soluções para o seu negócio, o problema pode não estar neles, mas na falta de capacidade de análise dos mesmos.

É importante saber mensurar o que importa ou não para o seu negócio. A triagem de redes sociais deverá mostrar uma grande quantidade de dados, mas é você que precisará refiná-los para obter informações inerentes ao seu negócio.

Utilize filtros inteligentes

Mas como refinar esses dados? Por meio dos filtros inteligentes, ferramentas capazes de separar dados sociais e identificar conteúdo que poderá ser relevante no futuro. A partir da utilização desses filtros é possível armazenar apenas esses conteúdos, em vez de tudo que é gerado nas redes sociais. Isso diminui a quantidade de material irrelevante armazenada e torna-se tangível a obtenção mais rápida de conhecimento a partir dos dados armazenados.

Manipule os dados

Para obter informações em meio a esse imenso volume de dados, devem ser feitas análises que fogem dos padrões convencionais. O cruzamento de dados possibilitado pelo Big Data pode trazer vantagens competitivas para o seu negócio, mas é preciso utilizar ferramentas e padrões de análise personalizados.

Deve-se buscar ferramentas capazes de auxiliar não somente na manipulação dos dados, mas que possibilitem também a análise e a integração com outros sistemas que a sua empresa possui.

Determine os tipos de dados antes de buscá-los

Normalmente, primeiro se obtém os dados para depois analisá-los, transformá-los em conhecimento e gerar benefícios e soluções. Contudo, não precisa ser necessariamente assim; também é possível definir primeiramente os tipos de dados oriundos das redes sociais que você deve obter para alcançar determinado objetivo no seu negócio e, a partir daí, buscá-los.

Agindo assim, as chances de transformar dados em conhecimento aumentam consideravelmente, pois diminuirá o risco de se obter um oceano de informações irrelevantes e ajudará a definir filtros inteligentes.

Mostre de maneira simples os resultados de análises complexas

Ainda que as ferramentas analíticas presentes no Big Data sejam complexas, os resultados obtidos através delas precisam ser mostrados da forma mais transparente e simples possível. Assim, as pessoas conseguirão entender esses resultados e enxergarão quais informações relevantes para o seu negócio elas obtêm por meio das análises.

Por fim, é adequado dizer que a maior dificuldade para as empresas continua sendo a falta de capacidade de transformar dados de redes sociais em valo e conhecimento e, por isso, devem ser desenvolvidas ferramentas capazes de desenvolver análises e produzir resultados para mudar essa situação.

E você, o que pensa sobre a quantidade de dados gerados pelas redes sociais? Conte pra gente a sua opinião nos comentários e aproveite para assinar a nossa newsletter!

Baixe_aqui_seu_Ebook_10_benefícios

Top