Análise e Discussão

Como o Big Data está revolucionando as estratégias das empresas

Como o Big Data está revolucionando as estratégias das empresas
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Estratégia é algo crucial para qualquer empresa que busque competitividade no mercado. Sabemos que um planejamento estratégico não se trata de uma tarefa simples, pois envolve diagnósticos de diversos aspectos internos e externos à companhia. Tampouco é algo que possa ser feito sem uma concentração de esforços conjuntos, pois é o ponto de partida para os futuros planejamentos táticos e operacionais que regerão o funcionamento da empresa.

Para traçar estratégias assertivas, é necessário um embasamento que dê aos envolvidos toda a segurança de que precisam para tomar decisões que coloquem a marca no caminho certo para o sucesso. Obter as informações que levem a este ponto é uma tarefa tão importante quando complexa.

Entre as diversas novas aplicações que a cada dia se apresentam para o Big Data, o levantamento de informações para embasar decisões estratégicas empresariais certamente merece destaque.

 

Big Data a serviço da estratégia

O gigantesco volume de conteúdo gerado online atualmente, através de diversas fontes como sites, blogs, redes sociais, serviços de armazenamento de fotos e vídeos, dados públicos de governo, instant messengers, sinais de GPS, dados de navegação e diversos outros é o chamado Big Data.

É sem dúvida um oceano de informações com enorme valor comercial, porém de difícil interpretação e compilação, diante do volume que apresenta. Neste cenário, ferramentas eficientes de extração de informação relevante do Big Data se tornam um diferencial competitivo e, neste caso específico, uma preciosa fonte de informação para definições estratégicas das empresas.

 

Como alcançar bons resultados?

Marketing e CRM

Entre as diversas áreas corporativas, o Marketing está entre as primeiras a serem beneficiadas. Através do entendimento e aplicação dos modelos preditivos gerados pelo Big Data, pode-se obter um substancial aumento na eficácia das ações mercadológicas, poupando tempo e otimizando resultados.

Através de ferramentas adequadas, a análise preditiva do comportamento do consumidor oferece a possibilidade de determinar como o público reagirá a estratégias de marketing, com base em padrões anteriores de demografia e comportamento.

Isto é um campo fértil também para o CRM, através do qual as marcas podem criar a capacidade de antecipar comportamentos do consumidor, melhorar seus serviços e calcular o ROI (Return on Investment, ou Retorno sobre Investimento, em português) com maior precisão.

O Big Data tem potencial para mudar a forma como as empresas gerenciam seu relacionamento com os consumidores, oferecendo a possibilidade de identificar oportunidades de negócios e analisando a reação do público a novos produtos, combinando dados internos com comentários feitos em mídias sociais, blogs, fóruns e similares.

Através das ferramentas de serviços especializados, você pode usar o Big Data para encontrar associações, reconhecer padrões e identificar tendências com o objetivo de melhorar a experiência do consumidor e tomar melhores decisões sobre o relacionamento da marca com ele.

 

Desenvolvimento de produtos

Seguindo a mesma linha de raciocínio, o Big Data pode trazer valiosos insights para o desenvolvimento de novos produtos.

Henry Ford afirmou: “Se eu perguntasse a meus compradores o que eles queriam, teriam dito: cavalos mais rápidos”. Se o pai da indústria automobilística vivesse hoje, enxergaria no Big Data o caminho para encontrar padrões de comportamento que indicam necessidades que nem os próprios consumidores sabem que têm.

De fato, perguntas não ajudariam a identificá-las. Entender anseios que o consumidor sequer pode verbalizar é um caminho que permite sair na frente em nichos específicos ou até mesmo desenvolver produtos totalmente inovadores.

 

Prevenção e gestão de crises

O Social Big Data tem potencial para detectar eventuais crises ainda em estágio de formação, permitindo que as empresas contornem o problema e, caso isto não seja possível, possam se preparar adequadamente para uma gestão de crise que possa acontecer.

 

Viu como o Big Data é essencial para todos os setores das empresas? Você já o aplica no seu negócio? Vamos conversar nos comentários!

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