Dicas

Como o Big Data tem impactado em mídias sociais

Como Big Data impacta Social Media - Blog
0

Os profissionais de marketing e comunicação que já se familiarizaram com o Big Data sabem que, no futuro, essa tendência tecnológica poderá impactar em setores tão diferentes quanto a saúde e a indústria militar. No entanto, a capacidade de coletar, armazenar e analisar um grande volume de dados já está interferindo na forma como as pessoas e empresas se relacionam no dia a dia em um de seus canais preferidos: as mídias sociais.

E quando pensamos que as redes sociais sozinhas são capazes de produzir em poucos anos mais informação do que a humanidade criou em toda a sua história, fica fácil compreender como o seu uso traz oportunidades incríveis para um negócio.

No post de hoje, você descobrirá como o Big Data vem impactando as mídias sociais nos últimos anos.

 

Navegando no escuro

No universo de dados gerado diariamente nas redes sociais, somente uma pequena parte é realmente relevante para uma empresa qualquer. O Big Data vem ajudando as empresas a navegarem por esse mar desconhecido, encontrando somente aquilo que importa para o negócio e evitando o desperdício de tempo e esforço para tratar as informações.

 

Revelando cenários

O relacionamento de uma marca com seus consumidores é feito por experiências subjetivas – afinal, estamos falando do sentimento das pessoas em relação a uma organização e àquilo que ela oferece no mercado. Mas, com o uso do Big Data nas redes sociais, já é possível compreender como os clientes e outros públicos de interesse se relacionam com a marca por meio de números precisos e confiáveis, que ajudam a definir estratégias de relacionamento mais eficazes.

 

Tendências ao alcance das mãos

As ferramentas para monitoramento de redes sociais proporcionadas pelo Big Data também vêm ajudando as organizações a observarem tendências em crescimento na web. Com isso, é possível saber por que razão um grupo de clientes decidiu abandonar a empresa ou comprar um tipo de produto ou serviço específico, trazendo oportunidades incríveis para que as marcas reajam de forma mais ágil às expectativas do mercado.

 

Bola de cristal digital

As empresas que utilizam o Big Data em todo seu potencial também já perceberam que um dos grandes benefícios da ferramenta está em sua capacidade de ajudar os empreendedores a ‘preverem o futuro’ nas redes sociais. Isso acontece porque, com ferramentas de monitoramento e análise, os profissionais que atuam com o social media podem descobrir o que os consumidores dizem a todo o momento, não somente sobre sua marca, mas também sobre seus concorrentes e sua área de atuação.

Para as empresas mais competitivas, isso já basta para identificar comportamentos futuros para o desenvolvimento de produtos e serviços mais alinhados com as necessidades e desejos dos consumidores.

 

A jornada da compra

O Big Data também ajuda as empresas a visualizarem o percurso que um cliente realiza desde o momento em que conhece a marca em uma rede social até a conclusão de uma compra em seu website ou em lojas físicas. Com isso, é possível traçar estratégias muito mais eficazes de marketing e vendas, que levam em conta o momento vivido pelo consumidor no relacionamento com a empresa.

O volume de informações gerado nas redes sociais é tão grande que poderá deixar algumas organizações sem saber como agir – se é que isso já não está acontecendo com muitas delas neste exato momento. Por isso, é fundamental que a sua empresa prepare-se para esse cenário, adotando as soluções que permitem a compreensão do Big Data e a sua incorporação de forma definitiva na rotina do negócio.

 

E você, gostou do texto? Acesse o site da Zahpee e saiba como podemos te ajudar a iniciar sua caminhada no universo do Big Data aliado às redes sociais!

Baixe_aqui_seu_Ebook_06