Dicas Monitoramento de Redes Sociais

Como os gestores da sua empresa definem as estratégias?

hekima-strategy-bigdata
0

Qualquer gestor que estudou administração, seja na academia ou por conta própria, deve conhecer a célebre citação de Peter Drucker, um dos gurus da área: “se você não pode medir, não pode gerenciar”.

A cultura de mensuração, monitoramento e análise de informações para embasar a tomada de decisões sempre foi uma das grandes aliadas dos gestores. 

Ainda assim, não é raro constatar que, na hora de definir estratégias, muitas empresas ainda façam escolhas baseadas em critérios subjetivos e percepções pessoais.

Com a ascensão de soluções de Big Data e Data Mining nos últimos anos, no entanto, a quantidade de informação que as empresas possuem à disposição para serem analisadas e definir estratégias mais assertivas reduz drasticamente a necessidade de tomar decisões com base em cenários incompletos.

Entenda por que Big Data é o futuro

Big Data cria a oportunidade de estar sempre um passo à frente da concorrência, contanto que a empresa tenha uma estratégia a respeito do que precisa ser monitorado. Apesar de trabalhar com inteligência artificial, BDA (Big Data Analytics) está diretamente ligado às descobertas das necessidades humanas. O resultado disso são empresas mais focadas no indivíduo.

Com o auxílio de uma solução de Big Data Analytics, é possível tomar ações como: rastrear dados e interações de clientes dentro do seu nicho de atuação; fazer levantamento de palavras e sentimentos que aparecem associados à sua marca e às concorrentes; identificar as ações de comunicação que estão tendo maior eficiência junto ao público; entre muitas outras opções que os seus objetivos e criatividade permitirem.

Não tente perceber o mercado sem usar ferramentas

Muitos empresários conseguiram levar suas empresas ao topo após tomar decisões que foram ao encontro das movimentações ideais no mercado. No entanto, nem sempre é possível contar com tanta sorte.

Ainda que o futuro seja imprevisível, Big Data e a mineração de dados ajudam os gestores a examinar o desempenho do passado, os resultados do presente e as necessidades do público identificando tendências mais assertivas para o futuro.

Uma grande vantagem de utilizar ferramentas de Big Data Analytics é justamente não ficar refém de “gurus” e economistas que tentam prever os movimentos do mercado, e sim contar com dados reais e concretos para a tomada de decisões. Inclusive, já tratamos do tema no artigo Preveja tendências de mercado antes da concorrência por meio de Big Data.

Fique de olho na concorrência

Se já é difícil definir estratégias ao olhar para dentro, o cenário se torna ainda mais complexo quando se trata de seus concorrentes. No entanto, o uso de Big Data pode ajudar as empresas a comparar seus números com os principais players do segmento para que possam navegar em um mapa mais claro.

Como citado nesta publicação em nosso blog, “os negócios que se apropriarem de Big Data Analytics conseguirão diferenciais para estar à frente da concorrência, prevendo melhor demanda, aumentando a eficiência operacional, conhecendo melhor seu consumidor etc.”. A afirmação é do especialista Luiz Temponi, co-founder da Hekima.

Lembre-se de que apenas ter os dados não é a solução

Ao definir estratégias de negócio, não é raro que os gestores envolvidos nas decisões se posicionem de determinadas maneiras em função de seu estilo de agir ou até mesmo por interesses pessoais. Por outro lado, os dados são neutros: eles não têm opinião e apenas contam uma história. Dessa forma, cabe aos gestores analisar essas informações para definir estratégias, lembrando-se de evitar a contaminação da subjetividade durante a interpretação.

Ferramentas de Big Data podem ajudar muito nesse sentido. Ao captar grande volume de dados, elas são capazes de gerar análises e relatórios com as informações, tornando-as úteis, e com um sentido real. Quanto mais bem organizados estiverem esses dados, menos espaço existirá para a subjetividade. E a consequência disso você já sabe: decisões mais acertadas dentro da empresa.

Aja de acordo com o perfil dos clientes

A forma como os consumidores utilizam a internet e as redes sociais também oferece oportunidades valiosas para que as empresas conheçam melhor seu público.

No entanto, em vez de apenas sentir o clima periodicamente, os empresários podem contar com Big Data e a mineração de dados para acompanhar em tempo real a percepção do público sobre suas ações nas redes sociais. Isso proporciona informações que embasam a definição de estratégias para a entrega de produtos e serviços com mais qualidade.

Hoje, a maioria das empresas já monitora as suas redes sociais e algumas ficam de olho também nos concorrentes. Mas é possível ir além: com as ferramentas certas, você pode identificar os assuntos sobre os quais o público está conversando, encontrar potenciais clientes e até mesmo descobrir brechas de mercado para a criação de novos produtos e serviços. Tudo com base no comportamento humano, gerando mais resultados concretos.

Quer um exemplo prático? Big Data permite monitorar em tempo real quais os produtos e serviços mais vendidos em uma determinada região e, com isso, direcionar as vendas para lá ou aprimorar o sistema logístico para atender aos pedidos. Nada mal, não é mesmo?

Leia também: 6 conteúdos para você entender mais sobre Big Data.

Monitore de forma permanente

Quando os gestores ganham a capacidade de analisar tantas informações para definir suas estratégias, eles também podem monitorar as ações periodicamente para avaliar o resultado das decisões tomadas. Isso permite que as estratégias sejam adaptadas ou refinadas ao longo de sua execução para evitar que a empresa siga por caminhos inadequados por muito tempo.

Você sabia que 90% de todos os dados na internet foram gerados somente nos últimos dois anos? Essa informação estarrecedora ajuda a concluir o quanto a capacidade de levantar e analisar esse vasto universo de dados pode se tornar um grande diferencial competitivo para as empresas nos próximos anos.

Contar com Big Data e a mineração de dados para gerar a base para a tomada de decisão de uma empresa é uma forma estratégica de usar o conteúdo na internet. Lembre-se de que no meio online nem tudo é relevante, por isso, filtrar e gerar análises de forma automatizada faz uma enorme diferença!

E você? Já utiliza Big Data e as ferramentas de Big Data Analytics para definir as estratégias em sua organização? Compartilhe sua experiência!

Baixe_aqui_seu_Ebook (6)