Cases Eventos Institucional Monitoramento de Redes Sociais

Como os times de futebol podem utilizar o Zahpee Monitor para tomar decisões

the-ball_
0

Como saber o que pensam os torcedores de um grande clube sobre os jogadores, técnico, diretoria, arbitragem, estádio, programa de sócio? As manifestações nas arquibancadas podem dar pistas sobre posicionamentos predominantes na torcida, mas não permitem uma compreensão abrangente de opiniões sobre tópicos diversos. Os canais de comunicação com o clube podem funcionar para tratar casos individuais, mas não conferem o grau de representatividade necessário para entender o comportamento de uma grande torcida.

Nas redes sociais, no entanto, milhares de torcedores se expressam de forma espontânea sobre variadas questões relacionadas a seus times e ao futebol em geral. A análise de impressões da torcida acerca de assuntos de interesse de um clube ou entidade ligada ao esporte pode ser uma grande aliada na tomada de decisões importantes. Para entender como pensa o torcedor é preciso olhar tanto para o todo quanto para o individual. Vamos mostrar neste post como utilizamos o Zahpee Monitor para obter uma visão de um universo complexo, além de uma visão mais específica e direcionada.

Explorando as possibilidades proporcionadas pela ferramenta, analisamos o comportamento da torcida do Corinthians, durante a partida contra o Grêmio, válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Destacamos aqui alguns dos insights que podem ser usados na definição de estratégias de marketing e de gestão em geral.

Visão geral

A partida entre Corinthians e Grêmio foi realizada às 19:30 do dia 23 de novembro de 2014, na Arena Corinthians, em São Paulo. Todos dados foram coletados entre 18:30 e 22:30.

O jogo tinha ares de decisão para os dois times, então concorrentes diretos a uma vaga na Copa Libertadores 2015. O placar final foi Corinthians 1 x 0 Grêmio. Além do gol marcado pelo atacante Paolo Guerrero, a partida teve como destaques um gol anulado de Barcos, pelo Grêmio, polêmicas envolvendo a arbitragem e um princípio de confusão na arquibancada.

Foram coletados pelo Zahpee Monitor 95.030 posts e registrados 45.252 usuários únicos no período.

1_VolumeExpectativa para a Libertadores

Durante o jogo que deixou o Corinthians a uma vitória da classificação para a Libertadores, 7.037 posts falavam sobre a competição. Desses, 5.825 eram de torcedores confiantes na classificação do time.

Apesar da confiança, parte da torcida já demonstrava preocupação com 2015. 507 cobravam reforços para disputar a Libertadores, enquanto 560 destacavam a importância da manutenção de Paolo Guerrero para a competição.

Renovação de Paolo Guerrero

Protagonista do jogo, o autor do gol corintiano foi o jogador mais citado na redes sociais. Com 16.043 menções, Guerrero ficou muito à frente do segundo colocado Fábio Santos, que foi citado 1.231 vezes.

A classificação de sentimento mostrou que o atacante estava em alta com a torcida: do total de menções a Guerrero, foram 88,6% positivas, 6,7% neutras e apenas 4,7% negativas. Para analisar grandes volumes dos posts e obter esses percentuais, utilizamos a combinação de regras de classificação, com a análise automática de sentimentos realizada pela Hekima.

2_Jogadores_Guerrero

A renovação do peruano também esteve na pauta. Foram 2.163 publicações sobre o assunto, sendo 1.278 apelos dirigidos à diretoria ou ao jogador para que o novo contrato seja assinado.

Avaliação do programa de sócio

O “Fiel Torcedor”, programa de sócio do clube, não figurou entre os principais assuntos no período analisado. Foram 5 citações: uma sobre o interesse do usuário em se cadastrar no programa em 2015; uma sobre a dificuldade que os torcedores não sócios terão para comprar ingressos para a Libertadores em 2015;  uma sobre as vantagens financeiras de participar do programa e duas especulando que a confusão envolvendo o uso de sinalizadores teria começado no setor onde ficam os sócios.

Atualmente, o Corinthians é o 4º colocado no ranking de sócio-torcedores entre os clubes brasileiros, somando cerca de 64 mil filiados. O número de menções ao programa no período foi baixo, principalmente considerando que o jogo foi realizado na Arena Corinthians.

Avaliação da diretoria

Durante o período analisado, foram 46 posts com alguma referência à diretoria do Corinthians. Desses, 42 foram negativos. As críticas se dividiram entre a demora para concretizar a renovação de Guerrero (37 posts) e a gestão do presidente Mário Gobbi (5 posts). Outras três publicações citaram a diretoria de forma neutra e apenas um post teve conteúdo positivo: um elogio ao presidente pela contratação do lateral Fagner.

3_Diretoria_Mano

Avaliação de Mano Menezes

Mesmo conquistando uma vitória importante, o então técnico Mano Menezes dividiu opiniões entre os torcedores. Das 3.003 menções ao treinador, 56% foram positivas, 23% negativas e 21% neutras. Apesar do maior percentual ter sido positivo, o desempenho de Mano não foi unanimidade.

Avaliação da Arena Corinthians

A Arena Corinthians, ou “Itaquerão”, foi mencionada 2.982 vezes. Para uma visão mais aprofundada do total de posts sobre o estádio, organizamos as publicações por assunto, através da funcionalidade Big Picture. A análise mostrou que a grande maioria das publicações, 2.198, fizeram referência à partida.

4_Arena

A confusão provocada pelo uso de sinalizadores na arquibancada foi lembrada em 341 posts. 192 publicações citaram o preço dos ingressos, sendo um post do perfil de humor @pqfasiso o mais compartilhado sobre o assunto.

Influenciados principalmente por uma postagem do governador de São Paulo, Geraldo Alkmin, 154 posts discutiram a questão dos acessos ao estádio.

68 publicações destacaram as condições do gramado, considerado um dos melhores entre os estádios que sediaram a Copa do Mundo. Já um tweet do jornalista Fabiano Baldasso deu início a uma discussão que gerou 29 posts sobre a estética da arquitetura do estádio.

Confusão na arquibancada

Logo após o gol do Corinthians, um princípio de tumulto chamou atenção de quem assistia ao jogo. Alguns torcedores acenderam sinalizadores, cujo uso é proibido nos estádio brasileiros, sob pena de perda de mandos de campo. Revoltados com a atitude, que poderia trazer prejuízos ao Corinthians, outros torcedores se mobilizaram para identificar e entregar à polícia os responsáveis. Alguns torcedores foram agredidos e a partida chegou a ser interrompida.

Nas redes sociais, foram 341 posts sobre a confusão no período analisado. 112 deles foram notícias compartilhadas pelos usuários. 102 foram manifestações de torcedores de outros clubes, pedindo punição ao Corinthians pelo ocorrido. 68 foram críticas aos torcedores que acenderam os sinalizadores, sendo o episódio da morte de Kevin Beltrán Espada, atingido por um sinalizador em 2013, lembrado por 12 usuários. Outros 59 posts criticavam os torcedores que agrediram e entregaram corintianos à polícia.

5_Confusao Arquibancada e Arbitragem

 

Avaliação da arbitragem

A controversa atuação da arbitragem na partida rendeu 2.030 publicações no período. Destas, 79% foram negativas, 11% neutras e 9% positivas. Os lances mais citados pelos torcedores foram um suposto pênalti de Fábio Santos, com 701 menções, e o gol anulado do Grêmio, com 133 menções.

Aplicação dos dados

O monitoramento de uma partida específica exemplifica o tipo de informação que pode ser extraído e utilizado. Estudos contínuos podem, a longo prazo, funcionar como recursos para estabelecer padrões, tendências, antecipar e gerenciar crises. Entender como pensam e como se comportam os torcedores no ambiente virtual é um trunfo para a tomada de decisões estratégicas, não apenas para os clubes, mas também para entidades organizadoras, administradores e responsáveis pela segurança de estádios, e envolvidos em geral com o esporte.