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Como os usuários estão interagindo com as empresas nas redes sociais?

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Dia após dia as empresas buscam entender melhor seu público online, oferecendo a ele conteúdos sob medida e que aumentem o seu engajamento com a marca, de olho na criação de uma identificação que leve à fidelização no médio prazo.

Porém, as pequenas e médias empresas muitas vezes encontram dificuldades em extrair dados confiáveis da amostragem disponível em suas bases de seguidores/fãs nas redes sociais. Para clarear esse cenário e oferecer insights para sua atuação nesses canais, preparamos uma compilação de dados sobre a forma como os usuários estão interagindo com as marcas online.

 

O que leva os usuários a interagirem com as marcas?

Redes sociais são canais de relacionamento cuja dinâmica funciona basicamente sob a lógica da afinidade. Pessoas se conectam a amigos, páginas não comerciais e também a marcas movidas essencialmente por algo que compartilham com o outro: uma amizade, um interesse, visões de mundo, ideologia ou simplesmente por ter acesso a conteúdos úteis ou divertidos.

As marcas devem ter sempre em mente esse padrão de comportamento na hora de traçar suas estratégias de atuação em redes sociais. A tão falada humanização pode ser expressada pela demonstração de valores comuns com as pessoas que se busca atingir. Isso fará com que elas desenvolvam o interesse de associar sua identidade online com a sua marca nas redes sociais.

 

Formas de interação

A primeira interação do usuário é o ato de seguir ou curtir uma marca. Porém, no dia a dia, isso não representa engajamento. Este ocorre quando o público efetivamente estabelece algum tipo de ação com a marca online, como enviar perguntas, sugestões ou reclamações, e também interagir com conteúdos (curtir, comentar, compartilhar).

As pessoas nas redes sociais estão muito mais propensas à interação com outros usuários do que com as marcas – as interações entre indivíduos e empresas ocorrem muito mais esporadicamente. Têm muito mais sucesso as marcas que oferecem alguma forma de entretenimento com seus posts, ou mesmo conteúdo que seja útil no dia a dia do seu público.

Definitivamente não espere alcançar um nível de interação minimamente satisfatório com seus seguidores através de conteúdos promocionais. A atuação das marcas nas redes sociais se aproxima muito mais do branding na criação de relacionamento. Ofereça conteúdo relevante, alinhado à sua área de atuação, buscando ser leve, descontraído e bem humorado na medida do possível. Aí sim você poderá pontuar com algumas postagens promocionais, que terão boa aceitação.

É essencial pensar em como a sua marca interage com o público nas redes sociais antes de esperar que o público interaja com ela. Seja disponível, demonstre atitude positiva e sempre promova a interação. Pergunte, responda, seja sempre presente e atuante.

 

Alguns números

No último ano, a consultoria em inteligência digital Gauge conduziu a pesquisa “Faces do Facebook – O comportamento dos usuários e sua relação com as marcas”, com o objetivo de entender como os usuários da rede social a utilizam para se relacionar com as marcas. Abaixo, alguns dados interessantes levantados pelo estudo:

52% afirmam que a imagem real da empresa influencia na hora de curtir uma página;

  57% já criaram conteúdo sobre uma marca em seu mural;

  66% levaram conversas sobre as marcas para o dia a dia com os amigos;

  26% curtem uma página pelo que ela representa e não pelo consumo do produto;

Esses dados reforçam a necessidade de se criar um envolvimento com o público através da construção de uma imagem positiva da marca e de conteúdos que gerem identificação dos usuários. A experiência real deles com produtos e serviços também é determinante.

A pesquisa aponta que esses são os fatores preponderantes para que uma pessoa inicie e mantenha interações com uma marca dentro de uma rede social. Também existem usuários que seguem marcas não pelo conteúdo que elas compartilham, mas pela relação construída offline.

 

Usuários mobile tendem a se engajarem mais

Uma outra pesquisa, conduzida recentemente (julho de 2014) pela Forrester Research, indica que pessoas que acessam redes sociais através de dispositivos móveis são mais propensas a interagir com marcas. O estudo aponta ainda que 49% dos usuários de tablets e 46% de smartphones “curtem” no Facebook posts de empresas pelo menos uma vez a cada semana, enquanto somente 37% dos usuários de PC têm o mesmo comportamento. E você, está preparado para a onda da mobilidade?

 

Essas são algumas tendências gerais observadas no comportamento dos usuários nas redes sociais. Você entende a forma com que o seu público interage online com a sua marca?

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