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Como usar os insights das mídias sociais para suas estratégias de negócio

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O grande volume de dados gerado pelas mídias sociais as colocou no centro das atenções em relação à análise de comportamento das pessoas. Somente nas redes sociais mais conhecidas já ultrapassamos 1,5 bilhão de pessoas conectadas em rede, compartilhando sentimentos, opiniões, pensamentos e frustrações.

O mais incrível é que grande parte destas informações estão abertas para todas as empresas, que podem se utilizar destes dados seletos e segmentados para dar corpo às suas estratégias de negócios, gerando valor para seus clientes e consumidores através de um conhecimento mais aprofundado do que realmente importa para estas pessoas.

Mídias sociais: a principal fonte de opinião do consumidor

O que antigamente era coletado através de telefonemas e entrevistas presenciais pouco esclarecedoras, hoje está aberto, escancarado para qualquer um ver, compartilhar, comentar ou curtir. A satisfação e a insatisfação dos consumidores se mostram cada vez mais através das redes sociais, onde é possível atingir um número gigantesco de pessoas com seus pensamentos e opiniões.

Monitorando essas informações, as empresas têm em mãos uma ferramenta de gestão invencível, pois podem melhorar consideravelmente seus produtos e serviços através dos insights retirados das interações realizadas na internet. Como? Veja a seguir!

Compreendendo os sentimentos envolvidos em cada comentário

Através da análise de texto e contexto, é possível determinar o sentimento envolvido em cada comentário, tornando a empresa mais eficaz no despertar de sentimentos positivos em relação à sua própria marca. Recriando situações felizes para seus consumidores, a empresa tem mais chances de ter uma comunicação efetiva com essas pessoas, criando laços.

Determinando gostos e preferências

Será que os usuários de smartphones preferem Samsung ou Motorola? Android ou IOS? Será que alguma destas empresas corre o risco de perder clientes para a outra? Uma das funcionalidades do Social Big Data é de determinar, através das interações nas mídias sociais, os gostos e preferências dos grupos de usuários, bem como prever tendências de migração de uma plataforma para outra.

Tendo uma informação como esta em seu poder, qualquer empresa pode tomar ações preventivas para não perder sua parcela de clientes, como também a empresa que está prestes a receber novos clientes pode reforçar suas estratégias de marketing e vendas para forçar esse movimento a acontecer mais rapidamente.

Promovendo a melhoria de serviços

Como um hotel pode saber que o seu sinal de Wi-Fi é tão ruim a ponto de perder hóspedes? Poucos clientes deixam esse tipo de comentário na gerência do hotel, mas muitos desabafam nas redes sociais para que as pessoas conheçam sua insatisfação e se sintam solidárias ao seu problema.

Ao monitorar as mídias sociais e converter os dados coletados em inteligência social, o hotel terá a oportunidade de se redimir com os clientes já afetados, ofertando uma cortesia, por exemplo, e evitar que novos hóspedes se aborreçam com o problema.

Prevendo reações

A inauguração de um novo shopping em uma cidade pequena provoca muitos comentários, alguns bons, outros nem tanto. Monitorando a repercussão nas redes sociais a respeito da implantação do novo shopping, é possível prever se o lançamento do empreendimento será um sucesso ou se é melhor que se aguarde mais tempo para a inauguração para investir em outras formas de comunicação com a população local, visando chegar a um entendimento comum.

O mercado é mutável e as pessoas também, por isso é imprescindível que se mantenha um monitoramento constante das interações nas redes sociais a fim de perceber, com antecedência, esses insights que podem fazer toda a diferença na sua estratégia de negócios, levando a sua empresa por caminhos não pensados anteriormente. E nessa empreitada, somente o Big Data terá a capacidade de confrontar todos os dados e dar as melhores opções de escolha para a sua empresa. Ainda tem alguma dúvida disso? Deixe seu comentário e participe da conversa!

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