Dicas Monitoramento de Redes Sociais

Conheça seu público por meio da mineração de dados

20-08-2014-BLOG-Imagem-destaque-blog
0

A sua empresa está preparada para entender e atender os seus clientes? E se fosse possível capturar os hábitos da sua audiência nas mais diversas mídias sociais, como Facebook, Twitter, Reclame Aqui e outros? E se as conversas e ações que as pessoas estão tendo sobre a sua marca fossem reunidas, analisadas de forma criteriosa e se transformassem em informação estratégica para a tomada de decisões? E se isso tudo acontecesse em tempo real?

Essa realidade já é possível e faz parte do dia a dia de empresas líderes de mercado no Brasil e no mundo. Com o nome de mineração de dados, esse processo baseia-se em estatística e inteligência artificial para extrair dados de diversas fontes, cruzá-los e encontrar padrões relevantes.

 

Como a mineração de dados funciona na prática?

A pesquisa e a análise estratégica de dados sociais para conhecer melhor determinado público é a base do trabalho dos profissionais de planejamento e marketing das empresas dos mais variados setores. Mas para que isso seja viável e gere informações concretas para uma tomada de decisão acertada, é preciso contar com ferramentas aplicadas e completas, como aquelas capazes de realizar a mineração de dados. Essa coleta pode ser feita, inclusive, em outros idiomas, selecionando o que é importante para gerar relatórios, verificar métricas e fazer cruzamentos do que foi encontrado.

A mineração irá se preocupar em captar o que é relevante, através de uma educação prévia da ferramenta, nas mídias sociais como um todo e onde quer que pessoas e marcas interajam entre si.

 

Como a mineração de dados auxilia na identificação do público.

Por meio da mineração de dados as redes sociais se tornam grandes fontes de informação, onde é possível identificar e mapear quem são aquelas pessoas que estão falando sobre o seu produto.

 

Entenda exatamente o que o público quer

É possível gerar relatórios que darão sólida base para a equipe de criação, que irá gerar mensagens especificamente para aquilo que o seu consumidor está disposto a ouvir, aumentando a receptividade da sua marca. É como “falar ao pé do ouvido”.

Você sabe o que as pessoas estão dizendo sobre o seu atendimento e sobre o aspecto físico da sua loja? Existe uma filial que causa maior impacto que a outra? Quem é o seu tipo de consumidor mais exigente? O que ele comenta com seus amigos? Quem são aqueles que mais interagem com a sua marca? Qual é o perfil daquele que mais manda sugestões? Todas essas questões podem ser entendidas e atendidas como uma análise aprofundada do Big Data Social.

 

Entenda como as pessoas enxergam seu negócio

Com a mineração de dados sociais, é fácil verificar o que as pessoas dizem e ainda identificar o sentimento delas em cada conteúdo gerado. Informações negativas sobre um produto? Alegria e comoção diante de uma campanha de marketing? Tudo pode ser identificado na análise dos dados sociais.

 

Conheça a concorrência e como ela agrada o público

Sabe-se que a concorrência também tem suas armas e se ela ainda está ali é porque consegue engajar e manter clientes. Através da captação e análise de dados é possível perceber a quantas andam as estratégias e produtos da concorrência, bem como a visão do público frente a isso.

Conhecer o público é apenas uma das funções da mineração de dados, no entanto, é um ponto bastante estratégico em qualquer negócio para reter e manter clientes,gerar uma imagem positiva, a rentabilidade e o sucesso da marca.

 

Identifique as formas de interação

Ao trazer o poder da mineração de dados para a sua realidade, as empresas entendem melhor quem são os seus clientes. Dessa forma é possível se preparar para interagir com os mais diversos públicos e perfis. Uma marca de roupas para bebês pode descobrir, por exemplo, que mães solteiras tendem a aproveitar as promoções divulgadas na parte da manhã, enquanto pais de recém-nascidos perdem tais promoções, pois interagem com a marca durante a madrugada. Parece um exemplo bem específico, porém, uma análise bastante aprofundada pode ser facilmente feita em qualquer segmento através da mineração.

Ao entender quem são essas pessoas que compõem a sua audiência e o que fazem online com precisão, quais são os seus hábitos e como os seus produtos interagem com os seus clientes, é possível criar conteúdo cada vez mais relevante e alocar recursos no desenvolvimento de um produto altamente focado.

Como os profissionais da sua empresa fazem para conhecer o público? Já utilizam a mineração de dados? Comente!

Baixe_aqui_seu_Ebook_10_benefícios