Institucional

Um conto de dados: a história da Hekima

painel
0

Para marcar uma nova fase da nossa história, lançamos hoje nosso blog e apresentamos a nossa nova marca.

Nascemos Buzzmap. Saímos do lugar comum e nos transformamos em Zahpee. Hoje, mais maduros, evoluímos para Hekima. Significando “sabedoria” em Swahili – um dialeto africano -, nosso novo nome chega para abrigar não só o Zahpee Monitor – nossa ferramenta de monitoramento em redes sociais e pesquisa -, mas também novos produtos que estão por vir.

“Empreendimento à vista”

Até hoje lembro o assunto do e-mail que marcou o início da história da Hekima e do nosso primeiro produto, em dezembro de 2008: “Empreendimento à vista”. O email era do nosso querido guru, Ivan Moura Campos. Se endereçava a nós, desenvolvedores e – na época – estudantes de Computação da UFMG. A proposta era a construção de um produto para atender demandas internas da Mapa Digital – empresa de pesquisa e consultoria em meios digitais.

A Buzzmap foi criada alguns dias depois. Junto com Ivan e Mapa Digital, formamos uma sociedade para a criação de uma plataforma de monitoramento de redes sociais.

Ainda em dezembro, escrevemos a primeira linha de código para a plataforma e entramos em 2009 imersos em configurações de servidores e coletores. Dividindo a atenção entre empresa, disciplinas e monografia, trabalhávamos mais de doze horas por dia, todos os dias. Foi nesse ano que aprendemos o be-a-bá do desenvolvimento ágil, utilizando Scrum, e que colocamos nosso primeiro código “em produção”.

Até meados de 2010, a ferramenta de monitoramento foi utilizada internamente na Mapa Digital para atender diversos clientes. O desenvolvimento ainda era feito em tempo parcial. No fim desse mesmo ano, nós nos formamos. Dos sete programadores, dois passaram a se dedicar integralmente à empresa e ao produto, enquanto os outros sócios-desenvolvedores ainda acumulavam às tarefas da empresa o mestrado ou o trabalho em outras empresas. A Buzzmap ainda se sustentava no modelo bootstrapping e a equipe trabalhava de casa, direto da “garagem”.

4436691616_8a4734e35f_o (1).jpg

Alguns dos sócios, na época da Buzzmap.

Saindo da Garagem

Foi em agosto de 2011, em um evento da Abap-MG, que a ferramenta de monitoramento foi lançada no mercado, em modelo closed beta, com o nome Zahpee. Em um ano de muito feedback, novas features e amadurecimento do produto, atendemos mais de 200 usuários testers. Enquanto isso, aos poucos, cada um dos sócios-desenvolvedores passou a trabalhar em tempo integral para a Zahpee.

O período de beta durou pouco mais de seis meses. Logo no início de 2012, estabelecemos uma nova parceria estratégica. Estávamos à procura de investimento e a parceria veio em um momento importante para a empresa. Alugamos o nosso atual escritório (a “garagem” já não acomodava bem os sete desenvolvedores em tempo integral) e o mobiliamos com mesas e cadeiras de plástico e pufes, enquanto os móveis não chegavam. Cerca de dez meses depois, voltamos à busca por investimento.

2013 foi ano de escritório novo, marca nova, vida nova. Passamos por um processo para obter investimento na DJF Fir Capital, que foi consolidado em maio. Comemoramos devidamente e logo voltamos para a correria!

Elegemos Rachel Horta, nossa sócia desde o início e ex-sócia da Mapa Digital, como nossa CEO e começamos a planejar o reposicionamento da Zahpee no mercado de ferramentas de monitoramento de redes sociais. Olhando para as necessidades do mercado e para o poder computacional do produto que construímos, direcionamos o produto para o nicho de pesquisa em Social Big Data.

hekima_office

A Hekima vista de dentro.

Ao infinito e além!

Em março de 2013 re-lançamos o produto no mercado e estamos felizes com o feedback que temos recebido. Com o tempo, acumulamos o conhecimento e construímos as ferramentas necessárias para realizar pesquisa a partir de grandes coleções de dados – não só de mídias sociais.

6H

Todos os sócios, na sede já pronta.

Nossa equipe cresceu e hoje contamos com desenvolvedores, designers, analistas de pesquisa e equipes de gestão e vendas. Hoje, Hekima é uma empresa que visa abraçar novos segmentos e mercados. A ferramenta Zahpee Monitor e nossos demais produtos constituem o alicerce para a construção de inteligência a partir de dados.

A paixão por pesquisar, projetar, desenvolver e empreender produtos de ponta e a satisfação do trabalho em equipe é o que nos trouxe até aqui e nos impulsionará por muito mais tempo. Seja em cadeiras de plástico ou em cadeiras ergonômicas.

Ficou curioso para ver o resultado de toda a nossa história de trabalho? Conheça a Hekima!

Baixe_aqui_seu_Ebook