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Dev Blog: conheça os artigos produzidos por nossos desenvolvedores

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Se você acompanha nosso blog há algum tempo, já sabe que, além de sermos apaixonados por dados, acreditamos no poder de decisões data-driven para transformar o mundo!

A democratização do conhecimento sobre Big Data Analytics é parte da nossa cultura. O Big Data Business é reflexo dessa missão de compartilhamento – que agora ganhou um novo espaço de trocas! 

Buscando ampliar o alcance e a densidade técnica dos conteúdos que compartilhamos, nosso time de desenvolvimento agora escreve, periodicamente e em seu próprio blog, sobre suas experimentações com códigos, bases de dados e diversas linguagens de programação.

Produzidos de maneira didática e descontraída, os textos são ideais para quem já conhece a maioria dos conceitos ligados ao universo de Big Data e quer colocar a mão na massa.

Confira abaixo parte do artigo publicado mais recentemente por Luiz Mendes, data scientist e co-founder da Hekima, e alguns dos outros posts que você encontrará no Hekima Development Blog:

Prevendo evasão (churning) usando scikit-learn

Olá a todos novamente.

Hoje farei uma introdução à biblioteca scikit-learn de Python. Se você procurar no Google “machine learning library” imagino que esse vai ser o primeiro resultado. E não é a toa, o scikit é fácil de usar, extramamente completo e possui muito material na internet.

Para exemplificar os principais pontos da biblioteca faremos uma análise de evasão (churning).

Mas, “Senhor Mendes”, o que é churning?

Senta que lá vem história
(me desculpe se você não pegou essa referência, provavelmente você é novo ou velho demais)

Churning

A palavra churning em inglês possui vários significados: “Agitar leite em uma máquina para produzir manteiga” e “mover algo com muita força são algumas delas”.

Mas a definição que queremos hoje é a de evasão – no caso, evasão de clientes. É bem simples: uma empresa tem (normalmente) muitos consumidores, por algum motivo, alguns deles querem abandonar a marca e/ou parar de utilizar o produto. Esses clientes estão evadindo, o que normalmente gera uma diminuição no lucro da empresa (e ninguém gosta de perder dinheiro, não é mesmo?).

O objetivo de uma análise de evasão é tentar entender os motivos dessa saída do cliente. Falamos um pouco sobre isso no post sobre Análise de Sobrevivência.

No post de hoje tentaremos prever quais clientes abandonarão a empresa/produto. Tendo essas informações em mãos, a empresa poderia entrar em contato com esses clientes de forma proativa oferecendo um novo plano ou um BB-8 de controle remoto – (quem não quer um BB-8 de controle remoto?)

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