Dicas

Dicas infalíveis para aumentar o número de seguidores da empresa nas mídias sociais

0

As mídias sociais abrem grandes oportunidades para atrair mais fãs para a marca e gerar maior engajamento de clientes, fortalecendo o branding da empresa. Contudo, uma dúvida constante é como atrair esses seguidores, como tornar-se relevante a ponto de que as pessoas queiram conectar-se à empresa e interagir por um maior período de tempo.

Como as mídias sociais estão presentes na vida de milhões de usuários da internet, fica fácil pensar em diversas estratégias que podem ser aproveitadas para alavancar o número de seguidores da empresa, mas antes de tudo é preciso pensar estrategicamente, saber quem você quer atingir, como e quando, por isso separamos algumas dicas relevantes para que você possa começar a trilhar o seu caminho em busca de mais seguidores nas mídias sociais da sua empresa.

Tenha objetivos claros para sua estratégia de atração de seguidores

Comece traçando objetivos claros para a sua estratégia de captação de seguidores. Depois que eles passarem a seguir a sua empresa, o que você fará com esse público? Responda a perguntas básicas, como: por que você quer mais seguidores? O que você tem a oferecer a eles? Como você pode ajudá-los? E então passe para o próximo passo.

Conheça sua audiência

Ter seguidores apenas para mostrar como a marca é popular nas mídias sociais não contribui para fortalecer o branding da empresa, afinal, seguir uma página não significa que o usuário compra da empresa, conhece seus produtos ou está satisfeito com seus serviços. Seguidores devem ser engajados, devem interagir com a empresa e fortalecer sua presença no ambiente digital, disseminando sua palavra para suas redes de contatos.

Para fazer com que isso aconteça, você deve conhecer a fundo o público que busca nas mídias sociais, entender como eles se comportam, em quais canais interagem com maior frequência e como interagem com a sua marca. Isso é possível através de ferramentas de mineração de dados, que analisam todo o contexto que a sua empresa está inserida, desde o público-alvo até a concorrência, para identificar insights relevantes para a construção de um branding cada vez mais forte.

Contrate um especialista

Aumentar o número de seguidores nas mídias sociais não é algo tão fácil quanto parece, afinal, você quer seguidores engajados, não pessoas aleatórias que não contribuem para o negócio. Dessa forma, contar com um profissional que entenda a mecânica das mídias sociais, que conheça o perfil do seu público-alvo e possa potencializar seus investimentos em atração e retenção de seguidores é essencial.

Crie conteúdo inédito e relevante

Tornar-se relevante nas mídias sociais depende basicamente do quanto de conhecimento original e bem desenvolvido você tem para compartilhar. Quanto mais conteúdo atraente e rico você gerar para a sua audiência, mais seguidores você conquistará. A criação de conteúdo rico deve partir de necessidades específicas do seu público, as quais você pode descobrir através da mineração de dados (data mining), por meio de enquetes em páginas da empresa, e-mail marketing e pesquisas direcionadas.

Coloque o conteúdo certo na mídia social certa

A busca por seguidores mais qualificados deve ser um processo contínuo, mas não significa que você deva estar em todas as mídias sociais do planeta. Sabendo em quais canais o seu público costuma estar e interagir, você pode focar suas estratégias de marketing digital e assim desenvolver relacionamentos mais duradouros. Para colocar o conteúdo certo na mídia social certa, você precisa, além de conhecer o seu público, conhecer as características de cada mídia social e respeitá-las, diversificando o seu conteúdo de acordo com estes aspectos.

Baseie-se em dados concretos

Não é à toa que as ferramentas de mineração de dados estão cada vez mais populares. Elas dão a você a oportunidade de conhecer melhor o seu mercado e o seu público, extraindo das mídias sociais dados e insights importantes para alavancar suas estratégias de branding e relacionamento com os clientes. Quanto mais dados concretos você tiver, mais fácil criar maneiras de estimular o aumento do número de seguidores e alavancar os seus resultados.

Quer saber ainda mais sobre como aumentar o número de seguidores nas mídias sociais? Entenda a importância de monitorar o que os clientes dizem por lá!

Baixe_aqui_seu_Ebook_AS_7