Dicas Monitoramento de Redes Sociais

4 Dicas para promover o conteúdo da sua empresa nas mídias sociais

20-08-2014-BLOG-Imagem-destaque-blog
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As redes sociais já deixaram de ser um simples modismo para se tornarem fundamentais na vida das pessoas. E se é lá que estão os potenciais clientes, é lá que as empresas querem estar, correto? Sim, é claro. Mas há algum tempo as empresas descobriram que não basta estar nas redes sociais: assim como qualquer mídia, a presença das empresas nos meios digitais requer planejamento, monitoramento e estratégia para atingir os objetivos propostos pela organização.

E com o aumento do número de redes sociais disponíveis, o público está ainda mais pulverizado. Como trazê-lo para que ouça o que a empresa tem a dizer? Como fazer com que o público participe das suas campanhas e interaja com a sua empresa? Vamos explorar nesse artigo algumas dicas para promover o seu conteúdo nas redes sociais. Confira!

1. Defina o seu cliente ideal

É a mais óbvia e a mais importante das dicas. Somente conhecendo a fundo o seu público-alvo, aqueles clientes que se encaixam no que o seu produto ou serviço oferece, para saber onde você deve investir e onde não vale a pena. Seus potenciais clientes estão em quais redes sociais? Costumam acompanhar alguns blogs ou o Google é a porta de entrada para toda a informação da internet? Costumam assistir televisão ou só se informam por meio dos portais de notícias? Antes de qualquer estratégia, monitorar e entender onde seu público está e como ele se relaciona com as novas mídias é fundamental para o sucesso de sua investida nas redes sociais.

 

2. Fuja do conteúdo institucional

Algumas empresas, quando presentes nas redes sociais, só falam delas mesmas. Toda postagem no blog lembra o potencial cliente da importância de seu produto e toda postagem nas redes sociais fala de suas próprias conquistas, de seu produto e de suas novidades.

É claro que seus próprios canais podem ser utilizados para divulgar os feitos da empresa, mas dificilmente um conteúdo desse tipo irá gerar engajamento. Para ter destaque você precisa entregar conteúdo relevante ao seu cliente, por isso não dá para deixar o conteúdo aberto ao público no puramente institucional. Abra o leque, abordando assuntos e trazendo notícias de sua área de atuação que possam interessar ao seu público. Se o que você postou for realmente interessante, o público irá compartilhá-lo.

 

3. Promova o diálogo

Redes sociais são, acima de tudo, um canal de relacionamento. Ao contrário das velhas mídias, em que o público só participava em momentos muito bem demarcados e assim mesmo com um certo delay (um exemplo é a sessão de cartas do leitor), as redes sociais propiciam essa interação – e o público está ávido por participar. Não o ignore!

Mas não basta abrir espaço para que o cliente manifeste sua opinião sobre a empresa. É mais do que isso! Incentive o engajamento de seu público-alvo. Pode ser convidando a sugerir temas para a nova campanha ou promovendo o status dos produtos mais bem avaliados, por exemplo. Promova o diálogo!

 

4. Resista à tentação de postar em excesso

As pessoas estão cada vez mais exigentes quanto a sua privacidade. Resista à tentação de promover spam – até porque esse dá muito pouco resultado. É preciso ser consistente e estar presente, mas sem invadir o espaço do cliente. Campanhas agressivas em quantidade de posts poderão até retornar seguidores/curtidores, mas e a qualidade desses fãs? Essa pessoa realmente é fã da marca?

Entregar conteúdo de qualidade engaja mais. Sem contar que uma parte do público simplesmente corta de sua lista empresas que praticam spam nas redes sociais. Não vale a pena! Ao invés de superlotar a timeline de seus fãs com conteúdo, investigue os horários nos quais o seu público mais acessa a rede social. A chance de acertar o alvo é bem maior e melhor: sem parecer um chato!

Conhecer, dialogar e respeitar o seu o público, além de entregar conteúdo de qualidade, são as principais dicas quando se fala em ações de sucesso nas redes sociais.

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