Análise e Discussão Big Data

Freguesia fiel: Big Data otimiza programas de fidelidade

programas de fidelidade
0

É difícil se destacar em um cenário onde existem tantos programas de fidelidade sendo executados, certo? O destaque, no entanto, não é impossível para quem usa a tecnologia a seu favor na disputa com a concorrência.

No artigo de hoje você vai entender porque conhecer seus clientes, desenvolver um bom relacionamento e obter sucesso com programas de fidelidade fica mais fácil com Big Data Analytics!

Listamos aqui os passos que todo bom empreendedor deve seguir para consolidar um bom programa de fidelidade e entender que o uso da análise de grandes dados para sua otimização não só é possível, como também é a melhor saída para resultados assertivos e clientes mais satisfeitos. Confira:

Quem é o real público dos programas de fidelidade?

Se a busca pelos dados dos seus compradores ainda é feita por meio de questionários, muitas informações podem estar erradas. Afinal, alguns clientes mentem a idade visando obter algum benefício, outros não se sentem seguros em dizer se tem filhos ou não, por exemplo. Aqui, a grande sacada é obter o maior índice de veracidade possível.

Com aplicações de Big Data Analytics, as suas chances de definir verdadeiramente seus clientes aumentam de maneira considerável. A vinculação de seu sistema a outros bancos de dados permite a compilação, processamento e o cruzamento de pistas fornecidas pelo próprio consumidor em outras fontes de informação, como as redes sociais que podem ser facilmente monitoradas.

Resultado confiável sem pilhas de formulários duvidosos!

Indo além das informações básicas

Já sabendo quem é o seu real público, que tal entrar mais fundo na mente do consumidor? Com a análise de Big Data, é possível ir além de dados gerais, como os geográficos e demográficos, e explorar traços psicográficos dos seus clientes.

O cruzamento do histórico de compras, por exemplo, e a mineração inteligente dos dados obtidos tornam possível decifrar hábitos de consumo, marcas preferidas, sites mais frequentados e principais interesses. Essa coleta de informações facilita o avanço de algumas casas no jogo do empreendedorismo: a partir dos perfis mais comuns de clientes, você não só aperfeiçoa seus programas de fidelidade, como também avalia suas estratégias de negócio.


Leia também: Da cabeça aos pés: como Big Data oferece um perfil 360º do seu consumidor


Mantendo o relacionamento fidelizado

Se você achou que o potencial da ciência dos dados para programas de fidelidade terminava no conhecimento do cliente e na definição de estratégias, está completamente enganado! As possibilidades vão desde a análise de satisfação até a predição de abandono do programa – e, consequentemente, de seu produto ou serviço.

É hora de garantir que seu programa de fidelidade, cuidadosamente construído, se mantenha eficiente.

Estatísticas mostram que 20% dos consumidores fiéis são responsáveis por 80% dos lucros de uma instituição, além de terem um “custo de manutenção” sete vezes menor do que a busca por um novo cliente. Apenas com esse fator, já podemos perceber a importância dos programas de fidelidade e porque o trabalho não para após sua implementação.

Tomando decisões operacionais a partir de Big Data

Com olhos no futuro, o uso da Data Science permite ainda o aproveitamento de todas as informações usadas na definição de seu programa de fidelidade para o alinhamento criativo de novos investimentos. Assim, a instituição pode criar experiências que realmente valham a pena para seu consumidor.

Dentre as decisões possíveis, pode-se mensurar, por exemplo, onde os clientes gostariam que um novo estabelecimento fosse inaugurado ou quais produtos seriam mais bem recebidos se ofertados por programas de fidelidade. Certamente a sua marca ganhará uma imagem extremamente positiva ao término das ações.

Entendeu como Big Data pode melhorar os seus programas de fidelidade gerando um melhor relacionamento e engajamento com o seu público?

Para continuar recebendo mais insights relevantes acerca do tema, assine a nossa newsletter e não perca nenhuma informação em nossos canais no Facebook e Twitter!

Baixe_aqui_seu_Ebook_10 (1)

Related Post