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[EBOOK] 5 cases de sucesso com o uso do monitoramento de redes sociais

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As pesquisas de mercado são ferramentas que todas as empresas, em qualquer segmento de atuação, utilizam (ou deveriam utilizar) para planejar e executar suas ações de marketing. Em uma situação onde existam competidores a analisar ou consumidores a entender, dentro de qualquer contexto de atuação, as pesquisas de mercado são extremamente valiosas.

A internet, para este propósito, demonstra ser de grande utilidade. Os dados abertos na rede, quando explorados com profundidade e rigor, podem ser muito úteis para identificar os desejos e necessidades do cliente, os assuntos de interesse do público, a opinião sobre a marca e seus produtos e serviços, entre muitas outras informações bastante ricas.

Isso acontece pois, quando a rede entrou na etapa conhecida como Web 2.0, o público deixou de ser apenas consumidor e passou a ser também produtor de conteúdo. Assim, a internet virou uma grande fonte de crowdsourcing, ou seja, um verdadeiro oceano de informações dos mais diversos tipos, produzidas também por pessoas e não mais apenas por marcas.

Empresas dos mais diversos portes já percebem a importância e o potencial que as redes sociais têm como fonte de informações para pesquisa de mercado. A mineração de dados do Social Big Data – grande volume de informação disponível em redes sociais – vem facilitando sobremaneira a tarefa de compreender as tendências do público e do mercado como um todo. Para entender na prática, veja este exemplo das indústrias de bebidas alcoólicas dos Estados Unidos:

Utilizando uma ferramenta de monitoramento e análise de dados sociais, milhões de postagens online foram analisadas sob os mais diversos aspectos relacionados ao segmento. Ao final do trabalho, uma série de questões foram respondidas e esclarecidas, fornecendo valiosos insights sobre questões como:

  • Quais as características dos produtos e das marcas pesquisados são mais atrativos para o público;
  • Como as marcas de bebida alcoólica podem alinhar suas mensagens à linguagem do consumidor para aumentar as vendas;
  • Como os padrões das discussões sobre o consumo de álcool e também sobre as marcas de bebida se alteram em função da sazonalidade;
  • Como as agências de comunicação e publicidade podem utilizar as opiniões dos consumidores online para criar campanhas mais efetivas.

Este caso serve como exemplo da abrangência de informações que se pode extrair do Social Big Data. Adaptando este procedimento ao porte e ao segmento da sua empresa, seu negócio também pode se beneficiar com a análise dos dados encontrados. Para baixá-lo, basta clicar aqui ou na imagem abaixo!

Neste eBook, veremos como algumas marcas já estão tirando proveito prático das informações disponíveis. Essa possibilidade não é exclusiva de multinacionais: empresas de todos os portes, utilizando as ferramentas adequadas, também têm a possibilidade de ouvir e compreender a voz do público nas redes sociais em prol do seu negócio. 

Para baixá-lo, basta clicar aqui ou na imagem abaixo!

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