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Estratégia digital: otimize a pesquisa de marketing utilizando a mineração de dados

Estratégia digital
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Embora possam ser usadas para propósitos similares, a mineração de dados e a pesquisa de marketing são técnicas diferentes.

Algumas discussões começaram a surgir sobre qual delas seria a mais adequada para a realização de levantamento de informações do mercado, com uma certa polarização de opiniões de quem usa as redes sociais. Na verdade, isto não faz muito sentido, pois as particularidades de cada uma podem ser melhor usadas em determinadas situações específicas e, além disso, podem ser aplicadas de forma complementar, funcionando em conjunto para otimizar os resultados dos levantamentos de dados.

Veja a seguir como coordenar seus esforços de mineração de dados e pesquisa de marketing de forma a obter resultados mais precisos a partir da combinação das duas técnicas.

 

A ação da pesquisa de marketing

Na pesquisa de marketing os esforços são direcionados ao entendimento de questões, situações ou contextos específicos com o levantamento de dados a partir de questionamentos elaborados para este fim. Existe um objetivo bem definido para a condução da pesquisa, em busca de uma resposta ou entendimento sobre um tema específico.

Já a mineração de dados, em vez de lançar mão de questões previamente elaboradas, não busca respostas específicas. Ela procura identificar tendências do público e do mercado a partir de dados disponibilizados de forma aberta na web. Então, em que aspectos a mineração de dados pode otimizar as pesquisas de marketing?

 

Otimização da pesquisa de marketing

Uma pesquisa de marketing tem mais chances de alcançar seu propósito caso seja complementada com a mineração de dados sociais.

 

Planeje a pesquisa de forma mais eficiente

Em uma etapa inicial, considerando que a pesquisa de marketing parte de perguntas específicas, a mineração de dados pode ser extremamente útil para se entender com clareza quais são as perguntas certas a se fazer.

Quais são os sentimentos do seu público em relação à sua marca, ao seu produto ou serviço? Que áreas precisam ser tratadas com prioridade e de que forma? No meio de todo o volume de comentários, compartilhamentos de status, posts em blogs, resenhas e afins, podem estar dados com grande potencial para geração de insights valiosíssimos para a pesquisa de marketing. E a extração destes dados deve ser feita através da mineração de dados, uma vez que somente ela é capaz de pesquisar em profundidade o Social Big Data.

 

Melhore a tabulação de dados

Já na etapa de condução da pesquisa de marketing, existe um ponto que demanda grandes esforços das equipes envolvidas: a tabulação de dados relacionados a questões não-objetivas. Normalmente, a maior parte de uma pesquisa é composta por perguntas objetivas, em que o entrevistado responde “sim” ou “não” ou mesmo escolhe a resposta que melhor lhe convenha dentre algumas opções. Isto pode ser tabulado com relativa facilidade, especialmente utilizando-se de recursos tecnológicos adequados.

Entretanto, para que uma pesquisa seja eficiente, trabalhar exclusivamente com questões objetivas não é o bastante. É preciso, na maioria das vezes, utilizar questões não-objetivas, ou seja, perguntas que o entrevistado possa responder livremente.

A tabulação deste tipo de pergunta é extremamente trabalhosa, bem como a interpretação dos resultados quando se trabalha com grandes volumes. Neste aspecto, a mineração de dados pode também ser uma alternativa interessante para substituir as questões não-objetivas, buscando insights equivalentes nas mídias sociais.

Tudo isso depende da utilização de ferramentas adequadas e eficientes para a extração de dados. Por exemplo, em uma eventual substituição das questões não-objetivas, você precisa de uma ferramenta que seja capaz de coletar, filtrar, analisar e apresentar de forma clara as tendências e o sentimento do público no ambiente online em relação à sua marca, produto ou serviço.

 

Lance os resultados da pesquisa em uma busca

Dos resultados obtidos nas pesquisas de marketing com os grupos focais, você sabe o que é realmente relevante e poderá ser usado pela empresa? Uma ótima ideia é lançar termos encontrados nas pesquisas para a verificação nas redes sociais. Assim, é possível enxergar tudo aquilo que se correlaciona às respostas para melhorar o marketing da empresa, o desenvolvimento de produtos e serviços, dentre outros objetivos.

A mineração de dados não precisa ser vista apenas como algo muito amplo, utilizada apenas por empresas grandes já estabelecidas. Organizações em crescimento também podem usá-la como impulso para descobrir tudo sobre determinado assunto.

 

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