F.A.Q. Big Data

Perguntas frequentes

O que é big data?

O termo Big Data é tão amplo quanto seu nome sugere. De forma objetiva, podemos dizer que Big Data é esse grande e infinito universo de dados dos mais variados tipos, fontes e formatos.

 

Onde começou essa história de Big Data?

Há várias versões sobre a origem do conceito de Big Data, assim como do início de suas aplicações. Uma das mais conhecidas remete à NASA, que no início da década de 1990 começou a utilizar Big Data para descrever imensos conjuntos de dados

complexos, que desafiavam os limites convencionais da computação da época.  Entenda mais sobre o assunto através deste ebook.

 

É “o Big Data” ou “a Big Data”?

Gostamos de usar o termo big data sem um gênero específico, portanto, não recomendamos usar nem “O” big data, nem “A” big data. Por se tratar de um lugar abstrato relacionado aos grandes volumes de dados, adotamos a preposição “de”.

 

Quais as aplicações de big data?

As possibilidades de uso de Big Data Analytics são inúmeras. Na verdade, o limite destas aplicações é a criatividade dos gestores.

Trabalhos de prevenção, de identificação e tendências, diagnósticos e também ações de busca de insights e propostas podem ser algumas das aplicações.

Entenda melhor as outras oportunidades que o trabalho de big data analytics oferece através deste e-book

 

O que é big data analytics?

É o trabalho de um grande e variado universo de dados. Através disso é possível obter inúmeras vantagens comerciais, tais como identificar padrões, analisar a concorrência, prever tendências e evitar crises.

Para se aprofundar no conceito, visite o nosso post sobre Big Data Analytics

 

O que é social big data?

Social Big Data é o termo que faz referência ao universo de dados gerados por usuários de redes sociais. Posts em textos, vídeos do Youtube, fotos do Instagram, checkins no Swarm, mensagens compartilhadas no Facebook e todos os comentários deixados nas mídias sociais são insumo para esse universo específico de dados.

Com o link a seguir você pode entender mais como usar social big data na prática.

 

Quem trabalha com big data?

Há um mito que relaciona exclusivamente os profissionais de T.I. (Tecnologia da Informação) com o trabalho de big data.

Chamamos isso de “mito” devido ao fato desse assunto ser muito mais amplo e democrático que parece.

Profissionais de marketing, de comunicação, de logística, educadores, estatísticos, designers, economistas, sociólogos, empreendedores e diversos outros perfis de profissionais podem analisar big data e potencializar suas estratégias profissionais.

 

Quem faz esse blog?

Esse site é idealizado pela Hekima, empresa de Big Data Analytics. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.