Ferramentas de BI são o suficiente para o sucesso das empresas?

336
Add

Muito se fala sobre Business Intelligence (BI). Mas… quanto se faz? As ferramentas disponíveis no mercado oferecem uma gama de possibilidades de análise de dados, dentre caras, baratas e algumas também open source.

Todavia, é fundamental perguntar quais são os passos a serem tomados após ter a tecnologia escolhida para o início dos trabalhos, afinal, inúmeros gráficos e visualizações de dados não são o suficiente para uma entrega de Business Intelligence. A análise e a interpretação das informações para a tomada dos dados é o passo essencial para o sucesso do processo.

Inteligência para negócios

O nome já poderia ser autoexplicativo: inteligência para os negócios. Sem ela, nada acontece. Avançamos demasiadamente na forma como as máquinas nos dão resultados e respostas. Mas é preciso que o ser humano seja parte desse quebra-cabeça da análise de dados.

Dados brutos não viram insights em um passe de mágica. A tomada de decisão é um processo complexo e que depende de vários fatores, e as ferramentas de BI e outras tecnologias de Big Data Analytics são importantes para que os profissionais da equipe possam transformar tudo o que foi recolhido em informações e conhecimentos relevantes para o negócio de forma rápida.

E verdade seja dita: a ferramenta correta utilizada para o tipo de mineração e monitoramento que sua empresa precisa tem peso. Ter planilhas bem organizadas e gráficos que ilustram os números e dados é essencial. Mas eles não bastam e não encerram em si a análise.

Equipe multidisciplinar de Business Intelligence

A tecnologia ajudará o homem ir muito além do que ele hoje pode imaginar. Mas o ‘fiel da balança’, o ‘pulo do gato’, ou qualquer outra expressão que seja usada como metáfora para o sucesso, é um só: pessoas.

E mais: pessoas variadas. Sociólogos, estatísticos,  geógrafos, jornalistas, gestor de projetos, cientistas da computação, técnicos de TI, economistas etc. Uma equipe multidisciplinar é o que vai gerar o conhecimento e ajudar a sua empresa a transformar números em ação.

Os profissionais adequados e alinhados em equipe pensam em conjunto e alimentam de inteligência os dados coletados da sua empresa. Sejam eles do call center, do setor de vendas, do Facebook ou da pesquisa realizada na porta da loja. A análise passa do quantitativo ao qualitativo e isso faz toda a diferença.

O que você quer saber?

O que compram os seus clientes? É possível prever quais são as próximas necessidades do seu público-alvo? Em quem votará o eleitor ou quais as suas tendências ideológicas? Como prever com antecedência uma crise do setor de logística e evitá-la?

Saber fazer as perguntas certas é fundamental para o sucesso. Querer saber mais é a chave que abre a porta do possível com o trabalho de Big Data Analytics e Business Intelligence. E atrás dessa porta, mil outras se abrirão com tantas possibilidades novas. O conhecimento é uma construção, baseada em troca de ideias e em visões de mundos plurais: multidisciplinar e interdisciplinar.

Esqueça a velha imagem da linha de produção, com uma equipe jogando a peça semi-pronta por cima do muro para que a outra equipe encaixe mais um parafuso.  Pense mais como uma dança: um sem o outro não há harmonia. Nem resultados.

Que tipo de profissional você quer que analise seus dados? Quem teria mais chance de separar o joio do trigo em meio aos exabytes de informação? Você ainda acha que uma ferramenta sozinha é capaz de traduzir as necessidades da sua empresa?

A Hekima é uma das empresas brasileiras capazes de oferecer soluções adequadas para todas essas questões. Conheça mais aqui: www.hekima.com

Baixe_aqui_seu_Ebook_08

Top