Institucional

Hekima entre as empresas criadoras da 1ª Associação Brasileira de Inteligência Artificial

ABRIA
1

Associação mapeará iniciativas brasileiras no setor, ajudará na formação de mão de obra especializada e promoverá a troca de informações por empresas nacionais

Um grupo de 16 empresas – dentre elas, a Hekima – com atuação no Brasil no setor de inteligência artificial (AI) anunciou, na semana passada, a criação da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA), entidade que reúne startups e empresas consolidadas.

Existem hoje, no Brasil, cerca de 40 empresas iniciantes que se dedicam exclusivamente a criar ou aplicar soluções de AI para aumentar a eficiência em setores como seguros, marketing digital, varejo, agronegócios, educação, saúde, legislação, transportes, serviços financeiros e linguagem natural.

Na avaliação do presidente da ABRIA, Yan Di, a criação da entidade permitirá somar esforços entre as empresas brasileiras que atuam no setor, ampliar a troca de informações entre players nacionais e acelerar a adoção de plataformas de AI que melhorem a produtividade da economia brasileira.

“Estudos internacionais indicam que a aplicação de soluções de AI geram, em média, um aumento de 40% na produtividade das empresas que a adotam. Em segmentos como o varejo, por exemplo, este ganho chega a 60%, acelerando a tomada de decisões e auxiliando na prospecção de novos clientes”, afirma Yan Di.

ABRIA_2

Yan Di (esq.) com Daniel Galinkin (centro) e Marcos Melo (dir.), da Hekima

Entre os setores que mais devem beneficiar-se do avanço da AI estão áreas estratégicas da economia brasileira, como finanças, saúde e agronegócios. “O Brasil detém, por exemplo, 70 milhões de poupadores, dos quais só uma pequena parte é considerada qualificada para tomar decisões de investimentos.

Ferramentas de AI poderiam ajudar milhões de pessoas a obter melhor retorno de seu capital, além de incrementar a produtividade nacional em ritmo inédito”, afirma Luiz Macedo, CEO da Allgoo e vice-presidente da ABRIA.

Entre as atividades já definidas na agenda da entidade estão a produção do primeiro mapa público do setor de Inteligência Artificial no Brasil, identificando as startups em ascensão, empresas internacionais operando no Brasil e projetos de pesquisa nos setores acadêmicos.

Veja abaixo os sócios fundadores da ABRIA. Mais informações podem ser obtidas no e-mail contato@abria.com.br.

Empresa

Atuação

1 – Baidu Multinacional; líder global em inteligência artificial
2 – Nuveo Empresa brasileira; automatiza coleta e análise de dados
3 – MeCasei Pesquisa de preços e organização de eventos por AI
4 – Dataholics Análise de risco de crédito e segmentação para marketing
5 – Nexus Edge IA proprietária para publicidade
6 – Directtalk Processamento em linguagem natural
7 – Hekima Solução de Big Data e Inteligência Artificial
8 – Neurologic Pesquisas de mercado e análises de dados
9 – Horizonfour Análise de dados para ações de marketing
10 – Mvisia Máquinas de visão para seleção de produtos no meio agrícola
11 – Allgoo Análise de dados para o mercado de investimentos
12 – Docbot Plataforma de assistentes virtuais (BOTS) de saúde e bem-estar
13 – Intexfy Aplicações de inteligência artificial para vendas
 14 – Nama Chatbots que compreendem a linguagem humana
15 – Fhinck AI para aumentar a produtividade das operações de suporte e backoffice
16 – Geofusion Location analytics para decisões de negócio

Related Post