Big Data Cases Dicas Eventos

9 insights poderosos sobre Big Data na Strata + Hadoop World 2016  

Manhattan bridge
1

Há pouco mais de um mês, NY era tomada por uma avalanche de techies, developers e geeks!

Todos os grandes players do ecossistema de Big Data, Inteligência Artificial e Analytics invadiram Manhattan para participar da Strata + Hadoop World Conference, um dos maiores eventos do mundo para quem queria mostrar, descobrir ou trocar novas tecnologias em Data Science.

Mais de 7.000 pessoas participaram do evento, onde diversos palestrantes, incluindo o Chief Data Scientist da Casa Branca DJ Patil, expuseram suas visões sobre quais caminhos tecnologias como a aprendizagem de máquina, analytics, a Internet das Coisas, veículos autônomos e cidades inteligentes seguirão no futuro próximo.

Nós estivemos lá e reunimos neste artigo as palestras e insights mais relevantes para quem quer começar 2017 up-to-date quando o assunto é Big Data:

1 – As Novas dinâmicas de Big Data

Mike Olson,‎ Chairman of the Board na DataKind troca ideias sobre uma nova abordagem do ecossitema de Big Data focada em responder ‘onde, quem e por que?’ pode levar as soluções de dados ao verdadeiro nível de tecnologia de ponta.

2 – Colaboração e Acessibilidade como agentes da inovação na Inteligência Artificial

O poder da Inteligência Artificial e ferramentas avançadas de Analytics observados a partir da capacidade de analisar e calcular grandes conjuntos de dados de diferentes dispositivos e locais. Martin Hall, explica porque colaboração e acessibilidade são elementos-chave que impulsionam esta inovação.

3 – Transformando o Setor de Saúde por meio da Data Science: Mitos e Fatos

Sriram Vishwanath destaca áreas onde a Ciência de Dados pode ter um impacto significante no setor de Saúde e desmente mitos sobre o uso de Big Data no sistema de gestão da saúde.

mini-banner blog

4 – Hadoop na nuvem: Um case de uso da Nielsen

Tom Reilly, CEO da Cloudera, e James Powell, CTO da Nielsen, discutem a dinâmica do uso do Hadoop na nuvem, o que considerar no começo dessa jornada e como garantir que a implementação da solução entregue flexibilidade ao mesmo tempo em que atende a todos os requisitos de grandes empresas.

5 – A tecnologia por trás do maior furo jornalístico da história

Mar Cabra, a espanhola que chefia a unidade de Data & Research do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, explica como a tecnologia, principalmente o uso de Big Data, possibilitou a investigação que trouxe os Panama Papers à tona.


Você também pode se interessar por:
O que sai se juntarmos jornalismo com Big Data?


6 – Insights de Negócios impulsionados pela velocidade

Todd Brannon, Diretor de Marketing da Cisco, explica porque a necessidade de velocidade de performance cresce cada vez mais dentro dos negócios que querem desenvolver um ecossistema de Big Data — da ponta, passando pelo servidor até a interface de analytics.

7 – Data Science: uma perspectiva de dentro da Casa Branca

Já falamos em um dos nosso Big Data Facts sobre os investimentos crescentes da Casa Branca em Data Science — Obama já usava Big Data antes mesmo de virar presidente. Desta vez, DJ Patil, ex- Head of Data Products do LinkedIn​ e atual Chief Data Scientist da Casa Branca, e Lynn Overmann oferecem um olhar interno sobre como a Data Science e práticas de Open Data são usadas pelo governo americano.

8 – Trazendo dados à vida: Visualização Imersiva

Nós vivemos em um mundo 3D e, por isso, já era mais do que esperado que em algum momento a tecnologia permitisse a interação com dados em todas as perspectivas. Robert Thomas explica como isso já se tornou realidade com tecnologias de visualização imersiva.

9 – De Big Data até a Inteligência Artificial de nível humano

Gary Marcus, professor da New York University instiga: O que explica a diferença entre o que as máquinas fazem bem e que as pessoas fazem bem? E o que é preciso acontecer antes para que as máquinas consigam combinar a flexibilidade e poder de cognição humana?


Você também pode se interessar por:
10 filmes para fazer você pensar em Big Data e A.I.


E você, concorda com os insights dos principais Keynote Speakers da Strata+Hadoop? Acompanhou o evento e tem uma opinião diferente?

Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Sobre o autor:
Davidson Leite é membro da equipe de Marketing da Hekima. É heavy-user de redes sociais e entusiasta do poder da comunicação digital. Nas horas vagas, gosta de fotografar com o celular e não dispensa uma cerveja.