Ebook Materiais gratuitos

[EBOOK] Inteligência Competitiva Empresarial

Blog-Imagem-destaque-blog
0

Em mercados caracterizados pela competição cada vez mais acirrada entre empresas, as marcas buscam formas de se diferenciar da concorrência, obtendo vantagens que as coloquem em posição de destaque no seu segmento de atuação.

Obviamente, essa não é uma tarefa simples. A tomada de decisões assertivas, sejam elas estratégicas ou operacionais, envolve um entendimento aprofundado de todo o ambiente de negócios, dos concorrentes e da própria organização. Essas decisões não podem ser tomadas baseadas em suposições ou simplesmente na experiência pessoal dos gestores. O mercado é dinâmico e é preciso ter segurança no momento de definir qual caminho seguir para ganhá-lo.

Nesse contexto, a inteligência competitiva tem como propósito suprir a demanda  das empresas por informações estratégicas, através da coleta, triagem, análise, tratamento e propagação de dados sobre o ambiente de negócios, para gerar conhecimento e facilitar a tomada de decisões assertivas.

Com o dinamismo que caracteriza os mercados atualmente, é preciso que as marcas estejam atentas às constantes mudanças no ambiente. É necessário conhecer bem os concorrentes, tendências e tecnologias do segmento, para que os gestores estejam sempre no controle e em condições de tomar decisões rápidas. Assim, a inteligência competitiva é uma ferramenta essencial para:

Organizar e analisar informações provenientes de diferentes fontes.

 Manter a empresa atualizada em relação às novas tecnologias;

 Prover os colaboradores de subsídios para inovação;

 Criar oportunidades de negócio;

 Detectar com a máxima antecedência ações da concorrência e movimentações do mercado como fusões, incorporações, parcerias e aquisições;

 Obter vantagem competitiva através da utilização de dados e análises sobre o mercado e os concorrentes;

 Minimizar riscos das decisões estratégicas e também da implementação das ações decorrentes.

A inteligência competitiva enfrenta alguns questionamentos relacionados aos seus limites éticos. Como determinar seu limite para que não se caracterize como espionagem industrial? Pois bem, o fato é que a grande maioria dos dados estrategicamente relevantes sobre a concorrência e o mercado são públicos. Pode-se extrair o conhecimento necessário através do cruzamento de informações públicas como teses, documentos governamentais, mídia, palestras, entrevistas pessoais.

O meio online facilitou sobremaneira o trabalho de inteligência competitiva, pois a internet atualmente concentra grande parte das informações relevantes para propósitos estratégicos. A imprensa, por exemplo, sempre foi uma das principais fontes de dados para a inteligência competitiva. Com os jornais cada vez mais fortalecendo sua presença com conteúdos digitais, os profissionais da área ganham muito tempo deixando de fazer clippings manuais. Além disso, com o fortalecimento de políticas de transparência pública e acesso à informação, páginas corporativas de empresas, universidades, museus, bibliotecas, dentre muitas outras se tornaram meios de buscas variadas.

Ainda falando sobre o ambiente online, a internet possui um recurso que é particularmente muito rico para a inteligência competitiva: as redes sociais. Através do monitoramento e das formas certas de se extrair informações, pode-se chegar a insights altamente relevantes para estratégias corporativas.

Pensando nisso, a Zahpee preparou um e-book especial sobre inteligência competitiva empresarial, que irá te ajudar a descobrir como utilizar as redes sociais a favor da diferenciação nos seus negócios.

Faça download do ebook completo e boa leitura!

tablet-c-ebook