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Métricas para as redes sociais: por que sua empresa precisa delas?

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Se você acompanha nosso blog, certamente já descobriu diversos aspectos sobre como as ferramentas de monitoramento e análise de redes sociais podem contribuir com o seu negócio.

O valor estratégico dos dados obtidos através da mineração do social big data pode ser muito grande e fornecer insights decisivos para o seu negócio. Ferramentas robustas e eficientes facilitam muito o trabalho, especialmente através do recurso de aprendizado de máquina.

Porém a tecnologia não substitui o feeling de um bom gestor de marketing ou analista de métricas. Para se extrair o máximo das ferramentas, é preciso entender quais são os números que realmente interessam para cada tipo de objetivo. Dessa forma, você estará apto a definir métodos e itens de medição realmente úteis.

Para se orientar neste sentido, veja estes exemplos que demonstram por que sua empresa precisa de métricas para redes sociais.

Olho na concorrência

Ferramentas de monitoramento fornecem uma visão acurada sobre os sentimentos que permeiam as postagens e conversações online. Isso torna muito mais fácil a tarefa de entender como as pessoas se sentem sobre a sua marca, produtos e também sobre o seu segmento de atuação.

Mas tais ferramentas são muito úteis além deste ponto, pois podem (e devem) ser usadas para entender o comportamento do público também em relação aos seus concorrentes.

Através da utilização das métricas adequadas, é possível identificar quais são os valores que importam para o seu público e alinhar sua marca aos anseios dos atuais e potenciais clientes. Tudo isso sempre de olho nos concorrentes, com o objetivo de diferenciação.

Compreendendo o público através de métricas regionais

Para entender melhor o público, você deve segmentá-lo através de critérios que facilitem a compreensão do seu comportamento. Métricas relacionadas à segmentação geográfica estão entre as mais importantes nesse aspecto.

Identificando a localização geográfica do seu público você pode, por exemplo, mensurar o sucesso de campanhas regionais ou mesmo de campanhas mais amplas em regiões específicas. Pode, ainda, entender padrões sociais ou de comportamento de determinadas regiões e ajustar não apenas sua comunicação em redes sociais, mas as estratégias de marketing para cada uma delas.

Pegue carona nas tendências

Ao monitorar a rede e identificar tendências, é possível utilizá-las como conteúdo a favor do engajamento da sua marca com o público. Quando você identifica tópicos populares nas mídias sociais, você pode incluir estes tópicos nas suas campanhas de marketing, “pegando carona” em assuntos com potencial para isso.

Para identificá-los, você deve analisar dados históricos sobre duração de tendências similares, flutuações na conversação e mudanças de sentimentos. Combinando a conversação da sua marca com tópicos selecionados de forma acertada você poderá gerar um aumento da sua visibilidade e engajamento, incorporando suas postagens à conversação pré-existente.

Mergulhando no social big data

As ferramentas de monitoramento de redes sociais mais populares no mercado possuem um alcance bastante restrito. Isto se explica pelo fato de elas não conseguirem ir a fundo no social big data, deixando de extrair e classificar dados que, dentro das tecnologias que possuem, tornam-se inalcançáveis.

As soluções da Hekima são perfeitas para que você possa compreender com exatidão as métricas relevantes para o seu negócio e extrair delas o máximo de insights relevantes para o seu negócio. Ainda tem dúvidas?