Data mining é essencial para as empresas que querem se destacar

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Ainda que muitos desconheçam esse fato, os dados disponíveis na web são uma “mina de ouro” para os empresários e gestores que querem tomar decisões mais acertadas sobre o mercado e seus clientes. Porém, uma simples pesquisa com palavras-chave em um buscador qualquer na internet não é capaz de separar os dados relevantes do que pode ser descartado.

Como é possível encontrar as informações importantes e analisá-las de forma estratégica e benéfica para o negócio? Por meio de data mining (mineração de dados), conceito cada dia mais difundido e um recurso que agora pode ser usado por qualquer empresa que precisa de captação e verificação do conteúdo relevante ao seu negócio.

Vantagens competitivas geradas por data mining

Seja nas redes sociais, nos canais de notícias, nas páginas com conteúdos similares ao que sua empresa prega: Social Big Data não pode ser deixado de lado! Data mining como ferramenta estratégica é, portanto, fundamental para as empresas que querem se destacar e dá suporte a esta tarefa. E por que ela é indispensável? Acompanhe:

Empresa inteirada dos assuntos relacionados ao seu universo

Ao usar data mining, a empresa consegue coletar qualquer termo relacionado a ela e seu negócio, em qualquer idioma, nas redes sociais e em sites de notícias. Desta forma, é possível levantar, visualizar e analisar publicações e notícias sobre assuntos variados, em uma interface simples e amigável.

Essas funcionalidades oferecem oportunidades sem precedentes para que as organizações entendam as necessidades e o comportamento de seu consumidor, identifiquem as conversas mais relevantes do momento, conheçam seu público-alvo com profundidade e tenham noção do impacto de suas ações sobre o ambiente digital.

Obtenção de análises precisas

Mais importante que ter acesso a um “oceano” de informação é saber como navegar nele. O uso de ferramentas adequadas para data mining permite que sua empresa cruze dados e os classifique de acordo com sua prioridade, visualizando somente o que importa.

Você pode, por exemplo, definir o que são notícias e postagens positivas, negativas e neutras, e em quais temas gerais elas se enquadram. Dessa forma, a ferramenta passa a classificar as publicações automaticamente à medida que elas são criadas, eliminando do seu olhar tudo aquilo que não é relevante.

Isso reduz o trabalho de organização dos dados para a tomada de decisão, aumentando a produtividade e o tempo de resposta.

Antecipação das tendências do seu mercado

Data mining também ajuda as empresas a preverem tendências. Identificando épocas do ano em que a interação dos consumidores foi elevada e intensa, por exemplo, é possível antecipar momentos semelhantes no futuro.

Além disso, é possível consultar os assuntos mais recorrentes nos diferentes canais da empresa nas redes sociais e, consequentemente, saber quais temas têm maior apelo entre os consumidores para planejar ações de marketing e relacionamento com maior eficácia.


Leia também: O que Big Data muda na realidade dos profissionais de marketing?


Possibilidade de evitar e contornar crises

Ninguém quer passar por crises, mas quando elas ocorrem, as ferramentas para apoiar a tomada de decisão de forma mais ágil garantem uma grande vantagem competitiva.

Com o monitoramento em tempo real do que está sendo falado na web, sua empresa pode verificar qual o sentimento geral das publicações e tomar ações imediatas para contornar a situação – tudo isso em um painel de controle de fácil uso.

Esteja à frente da concorrência

Data mining também pode ser aproveitado para comparar todas essas informações levantadas sobre a empresa com aquelas de seus principais concorrentes.

O marketing de oportunidade, por exemplo, é uma estratégia que se beneficia da visão em tempo real do cenário nas redes sociais, possibilitando publicações mais ágeis para responder às ações dos outros players no mercado. Além disso, descobrir ações que serão positivas ao público, desenvolver melhores produtos e serviços e construir uma ótima imagem da marca também passam pela análise dos dados relevantes.

Com tanta informação disponível na internet, os empresários interessados no sucesso do seu negócio precisam aproveitá-la da melhor forma, seja para conhecer melhor seu segmento ou criar diferenciais competitivos no mercado. Para isso, conte com soluções completas e práticas para fazer data mining.

Dentre vários benefícios de data mining, quais deles você precisa alcançar primeiro? Comente!

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