Análise e Discussão Dicas Monitoramento de Redes Sociais

Por que é tão importante monitorar o que os clientes dizem nas redes sociais?

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Quando um profissional de marketing pensa sobre os benefícios das redes sociais para as marcas, os pontos mais recorrentes são relacionamento com o público, SAC 2.0 (comunicação online com os clientes), branding (visibilidade e gerenciamento de uma marca), divulgação e afins. Sem dúvida, todos eles são importantes formas de utilização das redes sociais para fins comerciais.

Por sua vez, o monitoramento das redes sociais é muitas vezes esquecido em um segundo plano nas estratégias de marketing digital das companhias. Isto representa a perda de uma variedade de dados extraídos destes canais, que podem ser usados para gerar uma série de insights para inovação e competitividade no mercado.

É notável a importância de se monitorar, de forma consistente e permanente, o que os seus clientes e potenciais clientes dizem nas redes sociais, seja sobre a sua marca, os concorrentes, o mercado, como também sobre suas necessidades e anseios como consumidores. Quer entender por que é fundamental conhecer e analisar o que os clientes dizem nas redes sociais? Acompanhe:

 

O cliente pode dizer muito sobre o que quer e o que não quer

O monitoramento de mídias sociais fornece todas as conversações em torno de uma marca e de outros pontos de interesse, como a concorrência. Sejam os resultados encontrados positivos ou negativos nas menções dos clientes em redes sociais, eles são importantíssimos para que você desenvolva o seu negócio e promova uma experiência melhor para o seu público.

Muitos iniciantes no monitoramento de redes sociais, ou aqueles que já usam ferramentas mais básicas, têm uma visão estreita da rotina deste trabalho. Para se ter uma visão geral das conversações ativas em torno da marca, não basta monitorar nas redes sociais as menções à marca ou às hashtags relacionadas a elas. As mensagens dos clientes, analisadas a partir de seu conteúdo (apontando sentimentos, necessidades e interesses), precisam ser compreendidas de forma bem mais aprofundada!

Dessa forma, uma pesquisa que vai além do números de curtidas ou de uma busca pelo nome da marca e se aprofunda nas temáticas ligadas ao conteúdo, como debates nas redes sociais e comentários em notícias sobre o mercado que sua empresa atua, trazem pareceres reais e não hipóteses.

 

As marcas se beneficiam do monitoramento de redes sociais

Empresas de todos os portes podem se beneficiar do monitoramento de redes sociais. Porém, de acordo com a necessidade de cada uma, as formas variam um pouco.

 

Grandes empresas

Para grandes empresas, haverá grande volume de dados disponíveis para explorar. Isto significa a oportunidade de se extrair muito mais informações relevantes e aprender com elas. É importante, além de coletar os dados, identificar as palavras-chave, os assuntos e canais de maior engajamento e os influenciadores do seu mercado, para que você possa se inserir, de forma autêntica e não invasiva, nas conversas deles.

 

PMEs

As pequenas e médias empresas não encontrarão tanto volume de menções sobre elas. Nesse sentido, o ideal é monitorar os clientes do mercado como um todo. Assim, é possível descobrir o que os clientes querem, o que não gostam nesse segmento, quais as novidade mais interessantes, os grandes concorrentes, enfim, muito daquilo que pode ser a resposta para a empresa crescer.

Uma outra possibilidade interessante para pequenas empresas é monitorar casos de sucesso em seu segmento. Localize negócios similares ao seu que tenham uma ótima presença nas mídias sociais em outras cidades, observe suas estratégias, adapte e aplique o que lhe parecer interessante no seu contexto.

 

Ferramentas para acompanhar os clientes

O trabalho de monitoramento de mídias sociais fica muito mais fácil e eficiente quando é feito utilizando ferramentas adequadas para isso. Sistemas para um monitoramento consistente, que fornecem relatórios periódicos, visualizações interativas e que contam ainda com classificação dos dados de forma customizável, métricas, gráficos e relatórios sob medida são a opção ideal para o monitoramento das ações dos clientes.

 

E você já acompanha o que os clientes dizem nas mídias sociais? Comente!