Dicas Monitoramento de Redes Sociais

Presença online: veja como acompanhar o ritmo dos consumidores

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A frenética movimentação dos consumidores na internet e a quantidade gigantesca de dados e informações que eles geram podem deixar muitas empresas um tanto perdidas quando o assunto é presença online. Onde estar? Como interagir? O que dizer? O que fazer em momentos de crise?

Muitas perguntas? Acalme-se. Vamos te mostrar como acompanhar o ritmo dos consumidores e manter uma presença online marcante, destacando-se da concorrência e tirando maior proveito de tudo o que os seus consumidores falam, fazem e compartilham na rede! Confira:

Invista em ferramentas de monitoramento e análise de dados

É inviável acompanhar manualmente todas as interações do seu público na internet e aprofundar-se no perfil do consumidor sem ferramentas que auxiliem nesse processo. Ao optar por uma ferramenta de monitoramento, você tem uma aliada na reunião de dados e informações importantes para o seu negócio, como hábitos de consumo, preferências, tendências e desejos.

As ferramentas de monitoramento podem e devem ser integradas a ferramentas de análise de dados, como o Big Data, por exemplo. Assim, você pode se apoiar em dados e informações frescas para tomar decisões imediatas, maximizando seus resultados sem perda de tempo. No que tange aos consumidores, eles se sentem valorizados e acompanhados pela marca, recebem um feedback em tempo hábil e se tornam mais comprometidos com os produtos e serviços da empresa.

Alcance os consumidores em tempo real

Uma das grandes falhas do atendimento das empresas é a demora nas respostas. Não há como triar uma quantidade enorme de solicitações e eleger as mais importantes quando se tem ligações entrando a todo momento, e-mails que não param de chegar, e assim por diante.

Porém, usando ferramentas de monitoramento e análise de dados, é possível configurar palavras-chave que determinem a importância de uma menção em uma rede social ou num fórum, ou que revelem o sentimento por trás de um comentário, o que vai ajudar na sua ação imediata.

Quando se tem a possibilidade de saber exatamente o que está sendo falado sobre a sua marca, seus produtos e serviços, é possível atingir o consumidor em tempo real, exatamente quando ele mais precisa de você. E isso vai garantir não só a satisfação dele como também o engajamento com a sua marca.

Conheça os mecanismos para estabelecer sua presença online

Segmente seu público para que você possa criar estratégias mais direcionadas e focar seu monitoramento e análise de dados em quem realmente fazem diferença para o seu negócio. Crie conteúdo de qualidade e que seja relevante para os seus leitores, que os faça compartilhar e interagir com a sua empresa na internet, seja no blog, no site ou nas redes sociais.

Conforme for conhecendo seu público através das ferramentas de monitoramento e análise de dados, personalize os conteúdos produzidos, visando conquistar cada consumidor com aquilo que ele realmente precisa. Aprofunde esses conteúdos à medida que seus consumidores forem aprendendo com você.

Além disso, lembre-se ainda de que os consumidores de hoje são multicanais, portanto, distribua sua presença online entre os diversos dispositivos utilizados pelos usuários (smartphones, tablets e computadores) e crie estratégias para cada uma dessas plataformas, mantendo-se ativo em todas elas.

Finalmente, consolide todos os dados obtidos em uma única ferramenta para que você possa gerenciá-los com perfeição e extrair o máximo de insights para a sua empresa. Quanto mais você conhecer o seu consumidor, mais fácil será manter-se presente na vida dele!

E você, como monitora a interação dos consumidores com a sua empresa na web? O que faz para acompanhar o ritmo deles? Compartilhe suas dúvidas e experiências conosco nos comentários!

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