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Social Listening: já ouviu falar sobre isso?

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Por Celso Andrade, Fundador e CEO da UOTZ

Autor de um dos insights mais conhecidos da humanidade, o filósofo grego Epiteto dizia que “Deus deu ao homem dois ouvidos, dois olhos e uma boca para vermos e ouvirmos duas vezes mais do que falamos”.

E no mundo digital, onde diariamente bilhões de pessoas escrevem suas opiniões sobre tudo e todos, saber filtrar o que se ouve é duas vezes mais importante do que ouvir.

Principalmente quando você precisa saber o que é dito a respeito de sua marca.

De olho nisso, várias empresas têm adotado hoje em dia uma estratégia conhecida como Social Listening, a fim de retirarem das redes sociais, sites e fóruns da web as informações realmente importantes para elas.

Mas, afinal, o que é Social Listening e como isso faz a diferença para as marcas? É exatamente o que vamos abordar por aqui. Confira!

O que é Social Listening

Se traduzirmos do inglês, o termo Social Listening significará algo como “ouvinte social”, ou, em outras palavras, a arte de ouvir o que vem das redes sociais. No entanto, essa técnica envolve mais do que apenas “ouvir” o que é dito em sites como Facebook e Twitter.

Como uma espécie de “garimpo” de conteúdo, Social Listening coleta tudo o que é dito a respeito de um produto, serviço ou marca na web. A seguir, separa por categorias essas menções e, por fim, analisa cada uma delas, identificando suas fontes e os possíveis segmentos onde podem estar acontecendo. Tudo isso em tempo real.

Quando Social Listening é usado pelas empresas

Por ser uma estratégia que analisa os dados e não apenas os coleta, Social Listening é muito efetivo nos seguintes momentos de uma campanha de marketing:

  • Desenvolvimento de novos produtos;
  • Monitoramento de campanhas de lançamentos;
  • Monitoramento de sentimento em torno da marca;
  • Criação de alertas para momentos de crise;
  • Mapeamento de influenciadores e detratores da marca;
  • Análise profunda sobre audiência e concorrentes;
  • Otimização social.

Big Data como ferramenta para Social Listening

Outra coisa muito importante de se ter em mente é que, para obter sucesso, Social Listening depende de uma grande coleta de dados de várias fontes, e isso é algo impossível de ser feito sem o uso de ferramentas de Social Big Data.

Lembre-se de que, dependendo do tipo de segmento de uma marca, algumas das informações mais importantes de serem coletadas por Social Listening dizem respeito a quando e onde a pessoa estava no momento em que comentou algo na internet. E para obter esse tipo de informação, é necessário uma análise mais rápida e profunda de alguns dados – desvendados mais facilmente com o suporte de Social Big Data.

Capaz de entender melhor o público de uma marca, seus concorrentes e até encontrar problemas de comunicação, Social Listening é uma ferramenta de marketing digital bastante importante nos dias de hoje, principalmente para aquelas empresas que dependem da internet para gerar novos negócios. Por isso, quando fizer o seu próximo planejamento, lembre-se de pensar nessa importante técnica de marketing.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Então deixe a sua pergunta ou comentário por aqui e não se esqueça de seguir o perfil da Uotz no LinkedIn para ficar por dentro de outros assuntos relacionados a marketing e negócios!

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