Tudo que você precisa saber sobre DevOps

96
2

DevOps é um termo que tem chamado muita atenção. Como qualquer nomenclatura nova, as pessoas têm impressões um pouco confusas e, por vezes, contraditórias do que se trata.

Se você já ouviu falar deste conceito, porém ainda tem dúvidas sobre ele, chegou ao artigo certo.Explicaremos de uma forma muito prática o que é DevOps, quais os seus benefícios e sua aplicabilidade. Acompanhe!

O que é DevOps?

Como você deve ter reparado, a palavra DevOps é a junção de dois termos. Basicamente, ela sintetiza os conceitos de agile operations systems (operação rápida de sistemas) e development (desenvolvimento de sistemas).

Veja o que Jez Humble, vice-diretor de Arquitetura e Serviços de Infraestrutura da GSA – uma agência de tecnologia do governo dos Estados Unidos – e co-autor do bestseller Continuous Delivery, diz sobre o DevOps: “é uma comunidade multidisciplinar da prática dedicada ao estudo da construção, evolução e operação em rápida mutação de sistemas resilientes em escala”.

Em termos práticos, DevOps pode ser definido também como um movimento que nasceu da necessidade de tornar projetos de desenvolvimento de sistemas e aplicações mais simples, com esforços coordenados e colaborativos. É uma abordagem que visa a entrega de soluções tecnológicas mais rapidamente, porém sem abrir mão da qualidade, com desenvolvedores, testadores, usuários e profissionais de operações de TI colaborando continuamente.

Assim, se você quiser explicar a alguém de uma forma rápida o que é DevOps, diga: é um tipo ágil de relação entre a equipe de desenvolvimento e a de operações de TI; uma abordagem que visa melhorar o relacionamento entre estes dois times, normalmente separados dentro de uma organização, a partir da comunicação contínua.

Quais os benefícios do DevOps?

A aplicação da abordagem DevOps provoca uma mudança na forma como os projetos de desenvolvimento são executados. E, para que isso aconteça, é preciso que existam benefícios – afinal, em time que está ganhando não é preciso mexer, não é mesmo?

Veja, a seguir, 10 vantagens que o DevOps traz:

  1. Fim da competição entre a equipe de infra e os desenvolvedores: entregas mais acertadas e rápidas, mais sintonia e colaboratividade entre as equipes;
  2. Time de Infraestrutura torna-se mais participativo nos projetos e colabora mais com detalhes técnicos que os desenvolvedores podem precisar;
  3. Otimização e melhorias no planejamento do ambiente de produção: projetos se desenrolam mais facilmente e são entregues no tempo e com o orçamento previstos;
  4. Melhorias no monitoramento das aplicações desenvolvidas a partir da união dos times (infra e desenvolvimento);
  5. Produtos finais mais eficientes a partir de uma melhor compreensão da importância e das responsabilidades de cada departamento dentro dos projetos;
  6. Aumento do valor do negócio com a colaboração mais acirrada entre as equipes;
  7. Melhorias na comunicação: diminuição de ruídos e conflitos entre os times no cotidiano dos projetos;
  8. Soluções entregues com mais estabilidade e melhor desempenho;
  9. Entregas mais rápidas, com menos incidentes e menos riscos;
  10. Redução significativa de custos.

add-banner
Você pode sintetizar estes benefícios separando-os em dois grupos:

Benefícios técnicos

  • Entrega contínua;
  • Diminuição de erros complexos para corrigir;
  • Resolução rápida de problemas.

Benefícios de negócios

  • Entregas mais rápidas de recursos;
  • Ambientes operacionais mais estáveis;
  • Times de desenvolvimento e infra com mais tempo disponível para criar e inovar.

E você, já aplica DevOps em seus projetos de desenvolvimento? Deixe um comentário!

Este post foi produzido pela equipe da GAEA. Conheça mais sobre a GAEA e automação de entrega de software aqui.

Top