Dicas

Use as mídias sociais para aumentar o tráfego do site

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As mídias sociais são reconhecidas como um ótimo canal para gerar engajamento do público e muito adequadas ao branding e relacionamento com o consumidor. Estes conceitos são bem conhecidos e amplamente aceitos.

Porém, há um aspecto igualmente importante que muitas vezes é esquecido ou relegado a segundo plano: o potencial que as redes sociais têm para gerar tráfego para o site da marca em questão.

Não significa que os aspectos relacionados ao branding e ao engajamento sejam menos importantes. O sucesso de uma empresa nas mídias sociais depende diretamente de que ela consiga engajar seu público e construir uma imagem positiva da marca no mercado. Porém, isso pode ser feito de formas que acrescentem o valor adicional de geração de tráfego para o site, o que é especialmente importante para e-commerces, por exemplo.

Indo além da receita básica de conteúdo e imagens de alta qualidade e profissionais capacitados para falar a linguagem adequada ao meio, apresentamos algumas dicas de como você pode usar os seus canais sociais para aumentar o tráfego do seu site.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo, ou inbound marketing, é uma forma muito eficiente de aumentar o tráfego de um site por meio da atração de visitantes provenientes de buscadores, como o Google.

A questão, dentro do propósito desse post, é a seguinte: quem possui estratégias e atuação consistentes em inbound marketing pode tirar um grande proveito disso para aumentar o tráfego proveniente também de mídias sociais.

Se você gera conteúdo com qualidade suficiente para atrair visitantes de buscadores, ou seja, aqueles que teoricamente ainda não têm nenhum tipo de relacionamento com a sua marca, imagine como este potencial de atração é multiplicado quando aplicado ao público que já segue seu perfil no Twitter ou é seu fã no Facebook, por exemplo.

O ponto chave aqui é associar o marketing de conteúdo à atuação em mídias sociais. Utilize ferramentas adequadas e entenda o perfil do público que acompanha sua marca nas redes sociais. A partir daí, você pode destacar este conteúdo da forma adequada em cada rede, de acordo com o perfil de público previamente traçado.

Mais que texto e imagens

Na hora de colocar sua estratégia de marketing de conteúdo em prática, é preciso estar preparado para ir além do básico, criando posts mais ricos do que simplesmente imagens e fotos. Desdobre o seu conteúdo em infográficos, áudio e vídeo, explorando o máximo que cada rede tem a oferecer.

Investimento em mídia

Em um cenário perfeito, conseguiríamos sempre obter volumes significativos de tráfego 100% orgânico. Na vida real, sabemos que nem sempre isso é possível e a alternativa de investimento em mídia nas redes sociais deve ser considerada.

No modelo atual, diversas formas de publicidade estão disponíveis nas redes sociais. A mais comum delas é a promoção de posts específicos, o que é bem interessante dentro do raciocínio de destacar seus melhores conteúdos.

Aquele post feito com todo o capricho, trazendo conteúdo relevante em uma apresentação de primeira qualidade, merece ser promovido de forma adequado de modo que aumente sua audiência, certo? Considere, também, que as verbas são altamente flexíveis e os valores iniciais são acessíveis a todos, até mesmo a pequenos empreendedores individuais.

Verificação de tendências

Para que sua atuação nas mídias sociais tenha sucesso, qualquer que seja a estratégia adotada, ouvir o público é essencial. Antes de falar, é necessário entender o contexto, as oportunidades e ameças inerentes, para assim apresentar o conteúdo certo da forma certa.

A mineração de dados em mídias sociais é a alternativa ideal para traçar estratégias assertivas, e também para mantê-las sob revisão e aperfeiçoamento constante.

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