Análise e Discussão Big Data Dicas

Vantagem competitiva 2.0 com Big Data

competitividade-hekima-vantagem-bigdata
0

Em um mundo mergulhado em tantas informações como o que vivemos hoje, é fundamental determinar o que você já sabe sobre seus competidores, reunir os dados certos e analisá-los de maneira correta.

Mas, além disso, o que faz a verdadeira diferença no dia a dia é saber usar essas informações obtidas para, de fato, criar uma vantagem em relação à concorrência.

Entenda, a seguir, como você pode se beneficiar de Big Data para fazer negócios de uma forma muito mais avançada:

Determine o que você deseja saber sobre sua concorrência

Um dos motivos pelo qual Big Data não pode mais ser ignorado é porque oferece a oportunidade de estar sempre um passo à frente do seu competidor. E para alcançar isso, o primeiro passo é ter clareza sobre os objetivos: que dados você quer monitorar?

Alguns exemplos são:

  • Descobrir o alcance da sua marca em comparação com a dos concorrentes;

  • Mensurar os sentimentos que mais aparecem associados à sua marca e aos concorrentes do ponto de vista dos consumidores;

  • Rastrear as mensagens que estão tendo mais eficiência no marketing dos seus competidores.

Colete os dados corretos

As informações estão literalmente por toda parte, e é por isso que você precisa acompanhar as mídias que mais interessam ao seu negócio. Após ter ciência do que sua empresa quer saber sobre a concorrência, fique atento aos principais meios de comunicação no seu nicho.

Os mais comuns costumam ser:

  • Redes sociais;

  • Jornais e revistas;

  • Notícias da indústria;

Analise os dados obtidos

Naturalmente, de nada adianta ter todos os dados em mãos se você não souber o que fazer com eles. Na hora da análise, ter uma ferramenta customizada de Big Data é o que fará toda a diferença.

Hoje já existem no mercado soluções que ajudam as empresas a tomar decisões de negócio embasadas em dados, a partir de uma metodologia que conta com várias etapas:

  • Coleta;

  • Organização;

  • Processamento;

  • Visualização;

  • Análise dos dados.

Construa sua vantagem competitiva propondo melhorias

Após a análise dos dados, e com o diagnóstico em mãos, é hora de propor melhorias ao negócio. Quer um exemplo? Atualmente já existem fabricantes de brinquedos infantis utilizando sensores para determinar como os produtos são realmente utilizados no mundo real. Isso cria uma série de oportunidades na concepção de novos produtos e ofertas específicas.

Big Data também pode ser útil para corrigir erros e insatisfações em relação aos produtos e serviços já existentes, melhorando a percepção da marca e a experiência do consumidor. Veja mais algumas vantagens que sua empresa pode obter:

  • Dar mais tempo aos funcionários para que façam seu trabalho, em vez de coletar e organizar dados e papéis;

  • Melhorar o controle de todas as etapas da produção, desde o estoque até o monitoramento de faltas e doenças da equipe;

  • Ajustar sua comunicação para falar com o público certo, de maneira mais precisa;

  • Criar novos produtos e serviços a partir dos dados obtidos.

Tudo indica que o futuro de grandes executivos terá uma relação muito direta com o ganho de vantagem competitiva a partir do uso de Big Data. Vivemos em um mundo cada vez mais aberto e transparente no que se refere a dados. E, diariamente, gigantes como o Google e Facebook coletam preferências de usuários para oferecer a melhor experiência possível.

A tendência é que gestores e empresas de sucesso usem Big Data para liderar os esforços dos times e recolher informações úteis e relevantes. E não apenas isso: também serão responsáveis por desenvolver e dirigir métodos inovadores e processos de negócios. O instinto será deixado cada vez mais de lado, dando espaço aos dados e análises embasadas, que trazem muito mais precisão e segurança à tomada de decisões.

Quer entender ainda mais sobre Big Data? Dê uma olhada neste artigo e veja como Big Data Analytics irá transformar os negócios.

Participe dessa discussão com a gente. Deixe seu comentário aqui no blog ou em nossas páginas no facebook e no twitter!

Baixe_aqui_seu_Ebook (6)