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5 dicas para gerar um excelente conteúdo para seus leads

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O marketing de conteúdo se estabelece cada vez mais como uma forma eficiente e barata de geração de negócios online. Nenhuma surpresa: para empresas que têm bom planejamento e visão de futuro, faz todo sentido substituir, mesmo que parcialmente, os investimentos em mídia paga, que oferece seu produto ou serviço em momentos aleatórios na web, pelo inbound marketing, que foca na atração orgânica de usuários interessados pelo que a marca tem a oferecer.

Para que o marketing de conteúdo seja eficiente é necessário produzir conteúdo de ótima qualidade, em conjunto com páginas bem estruturadas sob a ótica do SEO. E para isso, preparamos estas 5 dicas para auxiliá-lo no seu dia a dia. Fique atento a estes aspectos que vão lhe render mais leads e mais negócios.

1. Entendimento dos assuntos relevantes para o seu público

Para que o seu conteúdo seja atrativo ao seu público-alvo, é necessário que você saiba muito bem com quem deseja falar e o que é relevante para essas pessoas. Quando se trata de “conhecer o público”, não há espaço para suposições. O recurso das “personas” é bastante interessante, mas é preciso tomar cuidado para não cair em estereótipos. Nem todas as pessoas com um perfil parecido terão preferências tão parecidas. Nessa hora, os números valem muito.

Ferramentas de extração de dados sociais, como o Zahpee Monitor, são extremamente úteis neste etapa do seu planejamento. Elas podem fornecer, de forma relativamente simples, uma visão geral sobre os termos e assuntos mais relevantes para o seu segmento.

2. Redatores que conheçam inbound marketing

Este é um ponto que merece atenção. Você pode terceirizar a produção do seu conteúdo para inbound marketing (existem empresas especializadas nisso) ou delegar esta tarefa internamente. Neste caso, você terá profissionais que conhecem bem a cultura da empresa, porém não conhecem as melhores práticas de redação para a web.

Para minimizar este problema, é recomendável que os responsáveis pela geração de conteúdo estudem técnicas de escrita para a web ou, como alternativa, que você conte com um profissional na empresa que domine o assunto e adapte a produção técnica dos colegas para torná-la mais eficiente sob a ótica da atração de público.

3. Identificar tendências e entrar na conversa

A internet, através das redes sociais e dos blogs, é um permanente local de conversações para seus usuários. São enormes volumes de dados gerados diariamente, dentre os quais estão valiosas informações que podem ser extraídas através da mineração de dados.

As marcas que desejam gerar conteúdo de qualidade para seus leads devem estar atentas a essa alternativa. O que é assunto entre seus potenciais clientes também deve ser assunto para você. Através da mineração de dados é possível identificar temas que são tendência e se juntar a essa conversação, criando postagens no seu blog e redes sociais e engajando o público através da abordagem dos assuntos que interessam a ele naquele momento. Criar associações entre estes assuntos e sua marca de forma natural e inteligente certamente renderá valiosos leads.

4. Timing

O timing é algo essencial quando se pretende fazer com que a marca se junte às conversações do momento na web. Os responsáveis pela geração de conteúdo da sua marca devem ser profissionais muito atentos a tudo o que acontece na internet. Mas sem o auxílio de uma ferramenta de mineração de dados, eles provavelmente vão levar muito mais tempo para identificar as principais tendências relacionadas à sua área de atuação e podem perder o timing ideal para gerar o conteúdo relacionado. Tudo na internet é muito rápido, você também deve ser.

As tendências devem ser identificadas em estágio de formação, assim você terá tempo de produzir, de forma adequada, o conteúdo relacionado a elas e com potencial para geração de leads. Sem uma ferramenta adequada, você só identificará as tendências quando elas já estiverem estabelecidas.

5. Abordagem

Assuntos dos mais diversos tipos podem ser aproveitados para a geração de conteúdo para a sua marca, mesmo que não tenham relação direta com o seu segmento. Tudo depende da forma como você os aborda.

Na maioria das vezes os temas populares na rede estão relacionados a entretenimento, esportes, tecnologia ou à própria internet, como no caso de memes que surgem online. Mesmo que a sua empresa não tenha relação direta com estes assuntos, você pode associar seus produtos, serviços e a própria marca ao que é tendência online através de uma abordagem adequada de conteúdo. Esse é, na verdade, o segredo para “pegar carona” no buzz da internet.

Como você percebeu, a mineração e análise do social big data podem contribuir diretamente para que você gere conteúdo de qualidade para atração de público e geração de leads. Você já utiliza este serviço? Deixe um comentário e participe da conversa!

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