Big Data Dicas

5 motivos pelos quais sua carreira (definitivamente) será influenciada por Big Data Analytics

1

Com o objetivo de ganhar novos mercados, estudar os concorrentes e ser mais competitivas, as empresas têm investido, cada vez mais, em tecnologia e análise de Big Data.

Entretanto, para que essas organizações desenvolvam estratégias sólidas, que as permitam crescer e dominar um segmento, elas precisam da ajuda de especialistas.

E é exatamente por isso que profissões como Cientista de Dados e Engenheiro de Big Data são consideradas hoje algumas das mais promissoras para os próximos anos.

Você já pensou nas vantagens de trabalhar com a análise de dados e ser um dos especialistas mais procurados pelo mercado? Não? Veja, a seguir, cinco ótimos motivos para pensar no assunto.

1. Big Data Analytics é usado em todo tipo de negócio

Com o avanço das soluções tecnológicas e também a popularização do uso da internet, os investimentos em Big Data também cresceram. De pequenos e médios negócios a gigantes do mercado como McDonald’s, praticamente todas as organizações já utilizam (ou têm potencial para utilizar) a análise de dados para obter informações sobre seus clientes, o mercado e os negócios em geral.

De acordo com a Peer Research – Big Data Analytics Survey, realizada em 2013 pela Intel, os setores que mais demandam por Big Data Analytics, e consequentemente, também por especialistas da área, são os bancos, as empresas de tecnologia e a área da saúde. Já os segmentos de consumo, energia e indústria também investem em Big Data, embora ainda tenham muito o que evoluir. A pesquisa ouviu 200 gerentes de TI de grandes empresas dos Estados Unidos.

2. Big Data Analytics é fundamental para a tomada de decisão nas empresas

Não há dúvidas de que a análise de Big Data é uma estratégia competitiva para muitas empresas. Isso ocorre porque há uma enorme quantidade de dados que não estão sendo usados e, nesse ponto, apenas análises mais simples estão sendo feitas.

Está cada vez mais claro que a análise de dados desempenha um papel importante na condução estratégica de negócios e na tomada de decisões nos negócios. Segundo uma pesquisa, 74% dos entrevistados pela Peer Research concordaram que Big Data Analytics está agregando valor à sua organização, visto que serve de insumo para identificar oportunidades importantes de negócio.

Esse é um indicador claro de que BDA chegou para ficar e, assim, uma carreira dedicada à essa área pode ser uma das melhores decisões para profissionais de TI.

3.  A ascensão da análise de dados estruturados e não estruturados

A pesquisa Peer Research apontou ainda que houve um crescimento quando se trata da análise de dados não estruturados e semiestruturados. Cerca de 84% dos entrevistados mencionaram que a organização em que trabalham estão processando e analisando fontes de dados não estruturados, o que inclui blogs, redes sociais, e-mail, fotos e vídeos.

Os demais entrevistados indicaram que suas empresas estão tomando medidas para implementar a análise de dados nos próximos 12 a 18 meses.

4. As  predições de Big Data estão superando as previsões de mercado

Big Data Analytics liderou uma pesquisa realizada pela instituição Nimbus Ninety, como a tecnologia mais disruptiva da atualidade. O estudo também apontou que, nos próximos três anos, a análise de grandes volumes de dados será a ferramenta de negócios mais influente no mundo. Somado a isso, há outras previsões que contribuem para esse resultado:

De acordo com o levantamento “O futuro do Big Data Analytics: mercado global e tecnologias de previsão – 2015-2020″, esse nicho apresentará um crescimento de 14,4% ao ano durante esse período. Enquanto isso, o mercado de desenvolvimento de aplicativos e demais áreas da T.I. vai crescer cerca de 28%; o de tecnologia em nuvem, 16%; o de Tecnologia da  Computação, 7%; e o de bancos de dados (NoSQL), 18,9%.

5. Existem inúmeras opções de cargos para os profissionais de Big Data

Além de muito promissora, a carreira em Big Data é muito ampla. Inicialmente, o profissional pode escolher entre vários tipos de análise de dados, dependendo do ambiente de Big Data, incluindo a análise prescritiva; a análise preditiva; e a análise descritiva.

Já do ponto de vista do profissional, há muitas opções para quem deseja trabalhar na área. Entre alguns cargos, destacam-se:

  • Consultor de Negócios;
  • Engenheiro de Big Data;
  • Analista de Big Data;
  • Consultor de Business Intelligence;
  • Cientista de Dados; e
  • Especialista em análise e métricas.

Organizações como Danone, Starbucks, Google, AirBnB, Nestlé, Microsoft, Spotify, Oracle e até o governo americano estão utilizando Big Data Analytics para as suas necessidades de gestão competitiva e, por isso, uma gama de empregos já está ou estará disponível nessas empresas e outras empresas em breve.

Automação vs. Transpiração

Na prática, o importante é entender que Big Data Analytics é uma estratégia ótima para qualquer negócio e não representa ameaça, mas sim oportunidade para quem quer escalar o mercado de trabalho.

Ainda que as soluções sejam altamente independentes e funcionem de maneira extremamente automatizada, os insights e a criatividade humana de profissionais que dominem bem as possibilidades de BDA são essenciais. Independentemente de você ter se formado em uma área das ciências exatas ou humanas, o grande fato é que seu know-how pode ser útil para essa atividade.

Um profissional com as habilidades analíticas pode dominar o mercado de Big Data e tornar-se um ativo vital para uma organização, contribuindo para o crescimento do negócio e também de sua carreira.

E então, já se decidiu em que segmento você vai trabalhar com Big Data Analytics? Conte para a gente!

add-banner