Análise e Discussão Big Data Dicas

6 Tendências para o cenário de Big Data Analytics em 2016

big data trends
0

O que os próximos meses nos reservam? Diversas listas de tendências para 2016 surgem em diversos tipos de sites e blogs abordando o futuro de diversas áreas e mercados, todavia, pouco conseguimos encontrar sobre Big Data nas publicações.

Afinal, quais são as principais tendências para esse ano que começa quando o assunto é Big Data Analytics?

O que já podemos afirmar é que está cada vez mais claro que estamos na era dos dados. É explícito o tanto que assuntos relacionados a Big Data tem se tornado relevante, está ficando mais claro o potencial dos dados e como eles podem se tornar principais insumos para a criação de produtos, aplicativos, sistemas e projetos revolucionários e disruptivos.

Selecionamos alguns fatos que prometem chamar a atenção durante esse ano. Veja aqui uma lista de tendências para 2016:

1- Visualização de dados

A busca pela apresentação mais clara e interativa de todos os dados que geramos será uma meta para todos que enxergam insights ao ver gráficos e planilhas. Essa tendência é boa e democrática, já que envolve profissionais de diversas áreas como designers, comunicadores e, claro, estatísticos, cientistas da computação e os cientistas de dados.

2- Data Discovery

As ferramentas de “Data Discovery”devem crescer 2,5 vezes mais rápido que todo o resto do mercado que segue o contexto de Business Intelligence (B.I.). Em 2018, o investimento nestes recursos que facilitam o usuário final a trabalhar com Big Data vai se tornar uma exigência para todas as empresas, de acordo com pesquisa do IDC (International Data Corporation).

3- Rich Media

São chamados de “rich media” todos os tipos de conteúdo publicados, sobretudo, por veículos de comunicação e por usuários de redes sociais. Vídeos, áudios, imagens no geral fazem parte desse grupo.

Fatos como a democratização da internet, o empoderamento das pessoas como formadoras de opinião e a efervescente publicação de conteúdo por todos usuários de redes sociais aumentarão a importância da análise desse tipo de conteúdo. Previsões afirmam que os investimentos de tecnologias para análise desse tipo de dado devem aumentar consideravelmente durante 2016.

4- Cloud

Acredita-se que, ao longo dos próximos 5 anos, os gastos com serviços em nuvem para Big Data Analytics também irá crescer 3 vezes mais rápido, de acordo com o IDC.

5- Escassez de profissionais preparados

Essa tendência pode ser interpretada como uma grande oportunidade para diversas pessoas. Com o aumento da demanda de serviços e de desenvolvimento de ferramentas relacionadas à análise de grande volume de dados, estima-se que fique cada vez mais difícil encontrar os profissionais adequados para o mercado.

Cientistas de dados e profissionais de outras áreas que estejam preparados para analisar Big Data e identificar bons insights serão “bens”de alto valor no mercado

6- Negócios mais inteligentes

Com o aumento de empreendedores entendendo como Big Data Analytics pode ajudar seus negócios, inicia-se uma onda de empresas capazes de enxergar valor nos serviços relacionados à análise de dados, e consequentemente se dá início a uma fase em que o mercado passa a investir para isso.

Desde os planejamentos de análises competitivas ate mesmo as estratégias de personalizaçao de serviços para empresas podem ser potencializadas com o BDA. Estamos apenas no começo, mas de fato, 2016 é o momento ideal para que os mais inovadores e preparados comecem a experimentar os benefícios desse tipo de trabalho.

E você? Enxerga mais tendências para 2016 nesse sentido? Compartilhe conosco!

Se quiser entender melhor como Big Data Analytics pode ser interessante para seu contexto, clique aqui!

Baixe_aqui_seu_Ebook (6)