Análise e Discussão Cases

Após terremoto, Big Data ajuda a reconstituir Katmandu

Monumentos destruídos pelo terremoto serão reconstituídos em 3D
0

O maior site de buscas da China, o Baidu, lançou um projeto que tem como objetivo resgatar as imagens dos monumentos que foram destruídos durante o terremoto que atingiu o Nepal esse ano. Como ele está fazendo isso? Por meio de Big Data e crowdsourcing!

Batizado de “See You Again”, o projeto do Baidu pede para que moradores e pessoas que tenham fotografado a região enviem imagens que ajudem a reconstituir o ambiente digitalmente. De acordo com o Diretor de Comunicação Internacional da empresa, o objetivo é “recuperar”  uma vista panorâmica de 360 graus das relíquias culturais destruídas pelo trágico terremoto.

O CEO do Baidu, Robin Li, falou sobre o projeto durante o evento “Lenovo Tech World”, em Beijing. “Existem monumentos extremamente complexos, cheios de detalhes, cores, imagens e letras. Queremos de alguma forma auxiliar na reconstituição da história daquelas cidades, e toda foto dos monumentos é importante”, afirmou Li. Todas as fotografias serão analisadas e receberão um tratamento para que seja criada uma visualização em 3D da região.

Sem medo dos desafios do Big Data, Robin Li afirmou ainda que, quanto maior for o volume de dados, mais legal e detalhista será o produto final.

Caso você tenha fotos dos monumentos históricos de Katmandu antes do terremoto de abril de 2015, envie por meio do site do projeto.

Fonte: Mexico Servidor Noticias

Baixe_aqui_seu_Ebook (3)