Análise e Discussão

Como Big Data Analytics é capaz de ajudar as empresas

0

Big Data Analytics está na moda e na cabeça dos executivos. E não poderia ser diferente, já que tendo controle dos dados que a empresa gera, é possível prever tendências, antecipar possíveis crises, resolvê-las, definir melhor o público-alvo – isso para citar só algumas ações.

Os números mostram que o setor ainda está em ascensão. Segundo a pesquisa “Insights into Big Data and Analytics in Brazil”, realizado pela Frost & Sullivan com mais de 300 empresas brasileiras, hoje, apenas 10% delas utilizam a análise de dados como método de gestão e potencialização do seu negócio. Porém, o mesmo estudo também indica que até o final de 2015 esse número crescerá para 34% de empresas que farão algum tipo de investimento na área. Uma luz brilhante no fim do túnel.

E o céu é o limite: histórico de vendas, checking no hotel, uma conversa com atendente de telemarketing. Tudo vira dado e pode ser revertido em melhoria para o negócio. E combinar esses dados entre si? Pode também. E prever acontecimentos? Totalmente possível. Qualquer área pode se beneficiar com o Big Data Analytics. Saúde, educação, indústria, entretenimento.

E na prática, como funciona?

O setor imobiliário tem sido um dos bons modelos de utilização da análise de dados para o bem do negócio. As empresas que já utilizam o Big Data Analytics se beneficiam da combinação de dados, como por exemplo os anúncios disponíveis no mercado com os comentários nas mídias sociais. Esse cruzamento de informações indica onde está o maior número de vendas ou compras  de imóveis – estabelecendo uma geolocalização desse comprador e quais são as áreas mais procuradas – e qual o comportamento desse consumidor.

A imobiliária americana Zillow também analisa internamente os valores de transações realizadas no setor e em quais locais elas acontecem. Com isso, ela pode prever o valor futuro dos imóveis que ainda serão colocados à venda. A empresa utiliza o sistema como ponto de partida para avaliar os imóveis para seus clientes. Puro Big Data Analytics.

Outro bom ambiente para buscarmos exemplos é o setor público. Os governos também estão, cada vez mais, investindo na análise de dados. Em artigo publicado na Forbes em janeiro deste ano, a revista de negócios e economia informa que os Estados Unidos pretendem utilizar mais a tecnologia de Big Data em serviços públicos para coletar dados. Apesar do grande volume de informação que o governo americano tem guardado, eles mesmos se queixam que não é feita uma análise eficiente de todo esse material.

A riqueza de insights e soluções obtidas através de um bom trabalho de Big Data Analytics é surpreendente. A análise de dados é capaz de oferecer uma melhor compreensão do mercado a sua volta, mapear seu negócio, a concorrência, e do que é possível fazer com eles. Não importa de que tamanho você seja ou seus objetivos, o seu negócio pode ser beneficiado com esse tipo de inteligência aplicada.

Como o Big Data poderia melhorar sua empresa? Compartilhe conosco suas ideias pelos comentários.

Baixe_aqui_seu_Ebook_3