Monitoramento de Redes Sociais

Como Criar Consultas com a ferramenta Zahpee Monitor

como-criar-consultas
0

Para iniciar um monitoramento na ferramenta Zahpee Monitor, é necessária a criação de consultas. Por meio delas você irá definir quais palavras e expressões deverão ser buscadas, e quais deverão ser ignoradas, segmentando seu monitoramento e eliminando a busca por resultados que não estejam relacionados ao seu objetivo.

Após criar um novo monitoramento e selecionar os canais a serem monitorados, você terá acesso à tela de palavras-chave, onde as consultas serão criadas. Como exemplo ilustrativo, iremos criar as nossas consultas utilizando o tema aniversário e assuntos relacionados a ele (parabéns, festa, feliz aniversário, etc).

Existem dois tipos de consultas: as guiadas e as com operadores.

 

Criando consultas guiadas

A consulta guiada é a consulta para buscas mais simples, feita com o auxílio da ferramenta.

Para monitorarmos conversas que mencionem algum termo sinônimo, como feliz aniversário ou parabéns, devemos preencher o campo como no exemplo abaixo:

Como feliz aniversário é uma expressão de duas palavras, ela deverá ser inserida com aspas. Do contrário, a ferramenta irá captar todas as menções que contenham as palavras feliz e aniversário separadamente, encontrando menções não relacionadas ao assunto.

Ex.: Dei uma bolsa para minha mãe no seu aniversário e ela ficou muito feliz.

Para monitorarmos conversas que incluam obrigatoriamente determinados termos, por exemplo, conversas de pessoas que desejam sucesso no aniversário dos amigos e conhecidos, devemos preencher da seguinte forma:

Para excluirmos uma expressão do monitoramento como, por exemplo, aniversário de casamento, sem perdermos as buscas pelo termo aniversário, devemos preencher da seguinte forma:

 

Criando consultas com operadores

Os operadores são os comandos responsáveis por construir uma consulta (query) mais complexa, criando uma fórmula com regras especificas para cada monitoramento.

Pode-se utilizar os operadores AND, OR e NOT, além de parênteses e aspas.

 

Operador OR

Quando utilizar: Quando o usuário deseja encontrar menções com qualquer uma das palavras-chave ou termos, independentemente da ordem ou da presença dos demais.

Onde utilizar: Em caso de buscas com grafia variada ou complexa, sujeita a erros (presente, prezente) ou em caso de monitoramento de assuntos, marcas, produtos ou serviços com mais de um nome ou apelido (parabéns, feliz aniversário, happy birthday)

Como utilizar: (presente OR prezente) (parabens OR “feliz aniversario” OR “happy birthday”)

 

Operador AND

Quando utilizar: Quando o usuário deseja buscar duas ou mais palavras ou expressões em uma única menção.

Onde utilizar: Em caso de buscas que precisam ser mais específicas (aniversário vs aniversário de casamento) ou em buscas com foco de interesse dentro de uma marca, produto ou serviço (aniversário do shopping).

Como utilizar: (“aniversario” AND casamento) (“aniversario” AND shopping)

 

Operador NOT

Quando utilizar: Quando o usuário deseja excluir determinada palavra ou expressão do seu monitoramento.

Como utilizar: Caso o cliente não se interesse pelo tema (aniversário de namoro) ou quando o termo não faz parte de seu assunto de interesse, marca, produto ou serviço (festa para os colaboradores no aniversário do shopping).

Como deve ser utilizado: (aniversario NOT namoro) (“aniversario do shopping” NOT “festa para os colaboradores”)

 

Parênteses

O uso de parênteses é importante para separar os termos e operadores, isolando elementos da fórmula, como em uma expressão matemática. Sempre que mudarmos o operador de busca, um novo parênteses deverá ser criado.

Ex.: utilizando a query (aniversário AND (“de casamento” OR “de namoro”)) serão buscadas posts que contenham: aniversário + “de casamento” / aniversário + “de namoro”

 

Aspas

É utilizada para encontrar menções com a expressão exata da busca e na ordem que em foi
inserida. Devem ser utilizadas em buscas específicas, com nomes compostos que são sempre citados na mesma ordem.

Ex.: Buscando feliz aniversário não serão encontrados resultados como “aniversário feliz”, ou “fico muito feliz quando meu aniversário cai no fim de semana”.

 

Combinando Operadores

Quando combinados, os operadores podem gerar consultas ainda mais complexas e específicas, direcionando ainda mais seu monitoramento.

Ex.: Para pesquisar todas as pessoas que buscam dicas de lugares para comemorar o aniversário, desde que essas dicas não incluam boates e pubs, usa-se a query:

(dicas AND lugares AND (“comemorar aniversario” OR “festa de aniversário”) NOT (boate OR pub))

 

Limite de caracteres

Ao criar uma consulta com operadores, é importante ficar atento ao limite de caracteres. A partir de 300, você precisará inserir uma nova consulta. Mas não se preocupe: a ferramenta Zahpee Monitor oferece a possibilidade de múltiplas consultas em uma única busca, facilitando assim o seu trabalho.

Caso você se depare com a informação abaixo ao finalizar uma consulta, diminua o tamanho da mesma e crie em adicionar nova consulta. Desse modo, você poderá criar quantas consultas desejar.

 

Aprendeu? Agora é hora de colocar em prática e segmentar suas buscas da forma mais adequada para encontrar resultados relevantes.  E se você ainda não usa Zahpee Monitor, conheça e teste gratuitamente:

BANNER_ZAHPEEMONITOR1