Eleições Monitoramento de Redes Sociais

É possível saber o que os eleitores falam no meio online?

como-criar-consultas
0

A internet é tão ampla e dinâmica que, frequentemente, parece impossível acompanhar ou monitorar o que é dito nos principais sites e redes sociais que conectam internautas e empresas.

Afinal, sabemos que milhões de usuários fazem publicações a todo o momento, o que torna impossível, para uma pessoa ou equipe enxuta, o trabalho de coleta de assuntos mais difundidos ou conversas sobre marcas com grande visibilidade.

Mas é aí que entra a mineração de dados na web: o uso da tecnologia para que as empresas acompanhem o que se fala sobre elas na internet, aumentando o nível de informação e consequentemente melhorando o processo decisório em diferentes níveis.

Através da mineração se torna possível filtrar muitos dados, separando o que é relevante do que não é, além de poder cruzar informações e fazer descobertas a respeito de temas diversos. Essas vantagens da mineração de dados também podem ser aproveitadas de forma estratégica nas campanhas políticas, especialmente quando o assunto é saber o que os eleitores estão falando.

Posso saber tudo o que os eleitores falam?

As melhores ferramentas de mineração de dados permitem que os candidatos saibam tudo que se fala sobre eles nos sites e redes sociais escolhidos. Isso é feito por meio de palavras-chave, que permitem o retorno de todas as publicações relacionadas a um determinado tema.

Com isso, um candidato pode monitorar tudo o que está sendo dito no momento, trazendo oportunidades sem precedentes para que compreenda a opinião pública e saiba o que se espera dele durante a campanha. A análise dos dados online permite que um partido ou candidato se antecipe sobre as tendências, entendam o que os eleitores precisam e de que forma eles distinguem benefícios de ações negativas.

Isso facilita até mesmo na elaboração e complemento das pesquisas tradicionais.

Preciso esperar para fazer análises?

Com o uso das ferramentas adequadas para mineração de dados, um candidato também pode ter acesso de forma imediata à opinião dos eleitores sobre ele e sua campanha. Ao contrário das pesquisas eleitorais tradicionais que, embora precisas, exigem o levantamento de informações em campo e o desenvolvimento de métodos e práticas para definição das amostras coletadas, a mineração de dados permite a geração de relatórios e o monitoramento em tempo real da percepção do público sobre um determinado tema.

Isso traz oportunidades incríveis para que os candidatos entendam a reação das pessoas aos eventos que ocorrem durante uma campanha, subsidiando estratégias e ações mais assertivas para as próximas etapas da corrida eleitoral.

Posso saber o que os eleitores falam sobre outros candidatos?

Todas as vantagens da mineração de dados que abordamos até aqui também podem ser usadas para que um candidato conheça aquilo que os eleitores falam sobre seus oponentes. Isso ajuda a saber como um candidato está posicionado entre todos os eleitores de seu colégio, facilitando a tomada de decisão para atingir pessoas que ainda não conhecem seu trabalho.

A mineração de dados pode ajudar a tornar sua campanha muito mais alinhada às principais tendências do campo político. E você? Já sabe o que os eleitores estão falando?