Dicas Monitoramento de Redes Sociais

Social Big Data: potencialize sua inteligência de mercado

Social Big Data
0

Os dados sociais são cada vez mais importantes para que as empresas possam compreender o comportamento do consumidor, bem como os mecanismos de interação dele com as marcas e as tendências de consumo que vão se desenhando.

Contudo, poucas empresas investem verdadeiramente no Social Big Data como inteligência de mercado, visando aumentar sua competitividade. Muitas delas apenas medem algumas métricas e KPIs, mas não conseguem ir além da mensuração dos resultados do seu marketing para aproveitar as oportunidades que a estruturação desses dados pode trazer.

E aí, como mudar essa panorama?

Invista em uma estrutura própria de Social Big Data

Além de ter ferramentas tecnológicas para armazenar, processar e analisar os dados coletados através das mídias sociais, você deve pensar em criar uma equipe especializada em analisar esses dados, que possa transformá-los em inteligência competitiva para a empresa, contribuindo para que haja maior efetividade no planejamento e implantação de ações estratégicas.

Essa equipe deverá compreender as necessidades de informação da empresa e atuar na medição de dados que possam contribuir para a melhoria da performance empresarial, bem como dar uma visão prática para o negócio, saindo dos conceitos e teorias para algo realmente aplicável no dia a dia da empresa.

Transforme dados em informações

Dados são números que podem ou não representar algo para a sua empresa, contudo, informações são relevantes para que você as utilize em seu favor ao estabelecer um planejamento estratégico.

Os dados retirados do Social Big Data devem ser lidos de maneira que sua equipe possa compreender o que eles realmente significam para a sua empresa, quais os impactos deles na sua rentabilidade e sustentabilidade do negócio.

Basicamente, ao transformar os dados sociais em informações de valor, você deve responder às seguintes questões: o que fazer com essas informações? Como mudar sua estratégia para melhorar a sua performance? Para quem repassar essa informação? Respondendo a essas três perguntas, você estará utilizando a inteligência de mercado gerada pelo Social Big Data para melhorar ainda mais a performance da sua empresa no ambiente de negócios, criando oportunidades cada vez mais interessantes para a sua empresa.

Utilize a comunicação interna para compartilhar o conhecimento com todos

Os dados extraídos do Social Big Data não podem ficar retidos em um único setor ou departamento. Eles refletem o comportamento do consumidor, seus hábitos, preferências, tendências e interações, o que impacta toda a empresa. Por essa razão as informações devem ser compartilhadas de maneira clara e objetiva com todos os setores e profissionais da empresa, visando muni-los de conhecimento de valor para que possam desenvolver soluções cada vez mais inovadoras para o cliente, afinal, o que a empresa espera com a análise de dados sociais é aumentar seu conhecimento sobre o público-alvo e investir em diferenciação de mercado, correto?

Saiba para onde sua empresa está indo

Para otimizar os dados reunidos através do Social Big Data e transformá-los em inteligência competitiva você deve também ter bem definido para onde sua empresa está indo. Quais são seus objetivos de curto, médio e longo prazo? O que é preciso para que você possa chegar lá o quanto antes?

Quando você tem um direcionamento, fica mais fácil saber quais dados são mais relevantes para a sua empresa e quais não são, focando-se no que realmente importa para que sua empresa ganhe em desempenho e competitividade.

Construir uma inteligência de mercado a partir do Social Big Data é um esforço que trará grandes recompensas para a sua empresa, ainda mais com a evolução das mídias sociais e a participação cada vez maior dos usuários nestes canais de interação. Não perca de vista o que o seu público está falando e mantenha-se atento tanto aos dados positivos quanto negativos, para poder desenvolver uma competitividade cada vez maior.

Ainda tem dúvidas de como usar o Social Big Data a seu favor? Deixe um comentário!

Baixe_aqui_seu_Ebook_06